Saúde Pública
Uruguaiana possui 32 casos notificados por tuberculose
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em Uruguaiana, a Secretaria de Saúde registrou 32 casos de tuberculose em 2023.
No início deste mês o governo federal lançou o comitê para reduzir casos de tuberculose até 2030. O Brasil tem a meta de reduzir a incidência de tuberculose para menos de dez casos por 100 mil habitantes e o número de mortes inferior a 230 por ano.
Em Uruguaiana, a Secretaria de Saúde registrou 32 casos de tuberculose em 2023. Em comparação ao ano de 2022, o setor de epidemiologia registrou 82 casso de tuberculose. Os médicos responsáveis pelos atendimentos destes pacientes são os pneumologistas Luiz Fernando Cibin e Cláudio Barzoni Crespo.
Pelos elevados índices de mortalidade, a doença é considerada como um grave problema de saúde pública. Apesar do número de casos ter diminuído nos últimos anos, a tuberculose ainda é considerada uma das doenças infecciosas que mais matam em todo o mundo. A tuberculose compromete, na grande maioria dos casos, os pulmões.
Sintomas
Tosse por mais de duas semanas; Produção de catarro; Febre; Sudorese; Cansaço; Dor no peito; Falta de apetite; Emagrecimento; Escarro com sangue em casos mais graves. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Deixe seu comentário