URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde Pública

Uruguaiana possui 32 casos notificados por tuberculose

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em Uruguaiana, a Secretaria de Saúde registrou 32 casos de tuberculose em 2023.

No início deste mês o governo federal lançou o comitê para reduzir casos de tuberculose até 2030. O Brasil tem a meta de reduzir a incidência de tuberculose para menos de dez casos por 100 mil habitantes e o número de mortes inferior a 230 por ano.

Em Uruguaiana, a Secretaria de Saúde registrou 32 casos de tuberculose em 2023. Em comparação ao ano de 2022, o setor de epidemiologia registrou 82 casso de tuberculose. Os médicos responsáveis pelos atendimentos destes pacientes são os pneumologistas Luiz Fernando Cibin e Cláudio Barzoni Crespo.

Pelos elevados índices de mortalidade, a doença é considerada como um grave problema de saúde pública. Apesar do número de casos ter diminuído nos últimos anos, a tuberculose ainda é considerada uma das doenças infecciosas que mais matam em todo o mundo. A tuberculose compromete, na grande maioria dos casos, os pulmões.

Sintomas

Tosse por mais de duas semanas; Produção de catarro; Febre; Sudorese; Cansaço; Dor no peito; Falta de apetite; Emagrecimento; Escarro com sangue em casos mais graves. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias Anterior

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias

Estado registra 47 mortes por dengue em 2023 Próximo

Estado registra 47 mortes por dengue em 2023

Deixe seu comentário