"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Covid-19
Uruguaiana receberá primeiro lote de vacinas bivalentes
Itamar Aguiar imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A vacina bivalente, produzida pela Pfizer, foi produzida em cima de duas variantes da Ômicron.
O município de Uruguaiana recebe na segunda-feira, 13/2, o primeiro lote de vacinas bivalentes, produzida pela Pfizer especialmente em cima das duas variantes da Ômicron. Os frascos da vacina bivalente se diferenciam dos demais por terem a cor da tampa cinza.
Cerca de 32,4 mil doses chegaram ao Estado na quinta-feira, 9/2 e começaram a serem distribuídas aos municípios na sexta-feira, 10/2, para que na próxima semana já possam iniciar as imunizações no público-alvo.
A secretária adjunta da secretaria municipal de saúde, enfermeira Suziele Pivetta, afirma que as doses serão disponibilizadas conforme a orientação do Ministério da Saúde. “Vamos aguardar a chegada das doses para ver o quantitativo e os locais de aplicação. Mas será para os grupos prioritários”, destaca.
Nas Instituições de Longa Permanência (ILP) será realizado cronograma de visitas para aplicação das doses na próxima semana. A secretaria aguarda a chegada das doses para organizar em quais Estratégias de Saúde serão disponibilizadas as doses.
Grupos prioritários
Pessoas de 70 anos e mais; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos (abrigados e trabalhadores); Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; Indígenas; Ribeirinhos; Quilombolas; Pessoas de 60 anos a 69 anos; Gestantes e puérperas; Trabalhadores de saúde e Pessoas com deficiência permanente.
Recomendação para as doses bivalentes
Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina, devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses de vacina monovalente. Após completar o esquema primário, a dose de reforço bivalente Pfizer poderá ser administrada com intervalo de 4 meses da última dose do esquema primário.
Pessoas que completaram o esquema primário ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, estão aptas a receber a dose de reforço bivalente Pfizer, respeitando o intervalo de 4 meses da última dose recebida.
Deixe seu comentário