URUGUAIANA JN PREVISÃO

Infecção

Uruguaiana registrou quatro óbitos por tuberculose em 2024

Camila Dalla Vecchia - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Já foram registrados quatro óbitos na cidade em 2024

Durante a última semana, a coordenadora do Programa de Atenção e Tratamento a Tuberculose, Maria Aparecida Bofill, e a enfermeira Sílvia da Costa Madeira estiveram na Câmara de Vereadores apresentando dados sobre o trabalho desenvolvido na rede pública. 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas pode também afetar outros órgãos. Seus sintomas incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre, sudorese noturna e perda de peso. Após 15 dias de tratamento, há uma significativa redução no risco de transmissão da doença. 

A principal forma de transmissão é pelo ar, através da liberação de pequenas gotículas no ar quando uma pessoa infectada tosse, fala ou espirra. Estima-se que em média, uma pessoa com tuberculose ativa e não tratada possa infectar de 10 a 15 pessoas em um ano. A secretária de Saúde, Suziele Pivetta, destaca que a prevenção é a melhor forma de evitar os casos. Também ressalta que as pessoas devem buscar as Estratégias da Saúde da Família assim que os sintomas aparecerem.  

Segundo o relatório, em 2022, Uruguaiana registrou 91 casos e nove mortes; em 2023 foram 93 casos e três óbitos pela doença. Até 31 de março de 2024, foram registrados 32 casos e quatro óbitos.  

O diagnóstico é realizado nas 23 unidades de saúde municipais, com acompanhamento de uma equipe multiprofissional especializada, incluindo dois pneumologistas. 

Uruguaiana é o único município do oeste do Estado que oferece todos os métodos de diagnóstico para tuberculose, além de tratamento gratuito. Em 2023, foram realizados 360 testes por TRM-TB e mais de 400 profissionais foram capacitados. 


Agentes combatem à dengue em locais de difícil acesso Anterior

Agentes combatem à dengue em locais de difícil acesso

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em Uruguaiana Próximo

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em Uruguaiana

Deixe seu comentário