SAÚDE
Uruguaiana terá 12 'Mais Médicos'
ilustração/pexels/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - No Rio Grande do Sul, são 552 vagas.
Foi publicado na terça-feira, 18/4, no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Saúde, o edital da retomada do programa Mais Médicos, com mais de 6,2 mil vagas abertas para estes profissionais em âmbito nacional.
No Rio Grande do Sul, são 552 vagas. O chamamento define os municípios aptos a solicitarem esses profissionais e a quantidade de vagas abertas em cada localidade que já havia sido adiantado pelo governo federal no início do mês. Uruguaiana está entre os municípios com a maior quantidade vagas, no total são 12.
Os demais municípios com maior quantidade de vagas abertas para adesão à iniciativa no RS são Porto Alegre (67), Pelotas (20), Bagé (13), Alegrete (12), Alvorada (11), Caxias do Sul (11), Rio Grande (11), Gravataí (10) e Taquara (10).
“Assinamos o termo que eles pediram, para confirmar que temos essas 12 faltas. Seremos supridos novamente da perda de médicos que tivemos na última troca de programa do governo federal”, explica o secretário de saúde, Diego Cantori. O secretário também destaca a situação atual no município, “quando foi criado o programa, tivemos a perda de 12 médicos de saúde da família e comunidade. Hoje temos três unidades do interior sem médicos 40 horas (João Arregui, São Marcos e Plano alto) e mais nove unidades da cidade. Nós estamos prestando o atendimento aos pacientes”.
A opção por aderir ou não ao programa é de cada localidade, que deverá informar ao governo federal a quantidade de profissionais que quer solicitar, o número pode ser menor que o teto informado no chamamento público. Em Uruguaiana, a prefeitura afirma que irá aderir ao programa e serão ocupadas todas as vagas disponíveis no edital.
Deixe seu comentário