Saúde
Uruguaiana volta a registrar casos de dengue
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ao total são 198 notificações e quatro casos ainda estão em investigação.
De acordo com o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 3/7, da Secretaria Municipal de Saúde, Uruguaiana voltou a registrar casos de dengue. Foi confirmado mais um caso na segunda-feira, trata-se de uma pessoa do sexo feminino, de 34 anos, do bairro Nova Esperança. Atualmente, são 32 casos de confirmados da doença.
Ao total são 198 notificações e quatro casos ainda estão em investigação. Os casos descartados já somam 162. No momento o município não registra nenhuma internação e não possui nenhum óbito pela doença.
O Setor de Vigilância Ambiental em Saúde chama atenção da comunidade para os números relacionados à Dengue. O último Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti (LIRAa), apontou que 2.374 imóveis foram vistoriados em cinco dias de trabalho e o índice de infestação predial (IIP) foi de 9,4%. A porcentagem é considerada de risco para a ocorrência de Dengue, Zika e Chikungunya.
Estado
A Secretaria da Saúde (SES), confirmou na sexta-feira, 23/6, mais um óbito por dengue no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher, residente em Gravataí, de 50 anos. Com esse, o total no Estado em 2023 chega agora a 49 óbitos. A pessoa tinha comorbidade e o falecimento ocorreu em 13/6.
A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 23.617 casos confirmados da doença, dos quais 21.359 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).
Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.
Deixe seu comentário