Procissões
Uruguaianenses homenageiam Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Aconteceram no final da tarde de domingo, 2/2, as homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes, pela Igreja Católica, e a Iemanjá, pelas religiões de matriz africana.
De acordo com o Frei Raphael Rodrigues, da Igreja do Carmo, cerca de 20 mil fiéis homenagearam Navegantes. "Foi muito boa (a procissão). Cumpriu nossas expectativas e o tempo nos ajudou. Foi mais um momento de devoção muito representativo pelos fiéis devotos de Navegantes", avalia.
A orla do rio Uruguai, entre as ruas Vasco Alves e General Victorino, foi tomada pelos fiéis que foram provar mais uma vez sua devoção em torno da protetora dos pescadores e navegantes. O rio Uruguai, com leito bem abaixo do normal, por conta da forte estiagem, não ajudou na procissão fluvial. Alguns barcos tiveram dificuldades em serem colocados na água para acompanharem o passeio da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que iniciou junto ao Tamandaré Iate Clube foi até a Ponte Internacional e retornou para o ponto de origem. Após, foi realizada a procissão interligando o ponto de encerramento do passeio fluvial até a Igreja de Nossa Senhora do Carmo. No trajeto, foram realizadas cinco paradas para orações, com o cortejo sendo conduzido pelo bispo diocesano Dom José Mário Angonese.
De acordo com o babalorixá Jorge Quirino de Oxalá, a procissão das religiões de matriz africana reuniu o número esperado de pessoas: cerca de dez mil. "Ocorreu dentro da normalidade, do esperado. Muitas terreiras, muitas pessoas de religião fizeram suas cerimônias religiosas no dia 1º e também teve um número muito grande de pessoas na beira da praia fazendo as obrigações de religião", comentou o presidente da Sociedade Espiritualista de Umbanda de Uruguaiana (Aruanda) e do Conselho de Religião do Estado do Rio Grande do Sul (Confubrás), entidades que organizaram as homenagens junto com a Delegacia da Federação das Religiões Afro-brasileiras (Afobrás) de Uruguaiana.
Deixe seu comentário