URUGUAIANA JN PREVISÃO

Proteção

Vacina contra HPV disponível nos postos de saúde

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O público alvo a que se destina a vacina são meninos e meninas de 9 a 14 anos.

A vacinação contra o vírus HPV está disponível em todos os postos de saúde do município, inclusive no Posto Central. O público alvo a que se destina a vacina são meninos e meninas de 9 a 14 anos. 

É possível se vacinar de segunda a sexta-feira, na sala de vacinas do Posto Central das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos demais postos de saúde do município o horário é das 8h às 11h e das 14h às 17h. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Para se vacinar é preciso levar o cartão do SUS e cartão de vacinação.

A vacina

O imunizante, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos, é aplicado mesmo antes da adolescência porque é mais favorável que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual. 

A vacina protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) e é considerada uma estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta, além de verrugas genitais.  

A recomendação atual do Ministério da Saúde é a de que todos os meninos de 9 a 14 anos de idade devem receber a vacina contra HPV. Anteriormente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) estabelecia a proteção para meninos de 11 a 14 anos, enquanto para as meninas já era determinado que a vacinação ocorresse de 9 a 14 anos. 

O esquema da vacina HPV compreende duas doses, com intervalo de seis meses. A criança pode receber a segunda dose mesmo após completar 15 anos, mas é essencial que tenha tomado a primeira até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O imunizante é utilizado por mais de 100 países e foi incorporado de forma escalonada ao SUS a partir de 2014.

Jornada JucisRS debate desenvolvimento econômico e social Anterior

Jornada JucisRS debate desenvolvimento econômico e social

Carnaval destaca o papel do saneamento em grandes eventos em Uruguaiana Próximo

Carnaval destaca o papel do saneamento em grandes eventos em Uruguaiana

Deixe seu comentário