URUGUAIANA JN PREVISÃO

Trabalho

Uruguaiana registrou 224 denúncias de irregularidades trabalhistas em 2023

Autor desconhecido - MPTRS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Fiscalização trabalhista atuou em várias frentes em 2023

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) recebeu 8.508 novas denúncias de irregularidades trabalhistas em 2023, número 47,7% superior ao de 2022. Quase metade delas são referentes ao descumprimento de direitos básicos, como pagamentos e remuneração, duração de jornada e extinção de contratos. Em Uruguaiana foram 224 denúncias.  

As irregularidades específicas mais relatas continuam sendo as relativas a meio ambiente de trabalho (presentes em 39% das denúncias), com aumento expressivo de denúncias de trabalho escravo (118% de aumento anual) e de trabalho infantil (+93%). Houve aumento de denúncias em todos os temas usados pelo MPT para organizar sua atuação. Como reflexo do arrefecimento da pandemia, o número de denúncias de irregularidades correlatas à Covid-19 foi de apenas 19 em 2023 (-90%). 

O MPT concluiu as denúncias de maneira predominantemente não judicial, com a assinatura de 731 termos de ajuste de conduta (TACs), um aumento anual de 25,6%. Foram ajuizadas junto à Justiça do Trabalho 185 ações judiciais (+25%) ao longo do ano. 

Como resultado da atuação do órgão em defesa dos direitos do trabalhador e do cumprimento da legislação trabalhista, foram revertidos no Estado mais de R$ 4,2 milhões de multas e indenizações apenas para órgãos públicos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos de Porto Alegre e região, como reparação a danos morais coletivos e difusos. Veja em nosso Instagram @mpt.rs alguns dos projetos beneficiados. 

A procuradora Franciele D'Ambros, da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), atribui o aumento à conjuntura econômica a partir de 2017, com a reforma trabalhista e o aumento da pobreza ocasionado pela pandemia da Covid-19. "A visibilidade das recentes e efetivas atuações do MPT contra o trabalho escravo também parece ter contribuído, uma vez que incentiva as pessoas a noticiarem situações que, muitas vezes, já ocorrem há anos e apenas não são de conhecimento dos órgãos com atribuição para atuar", explica. Para 2024, a expectativa é continuar a capacitar a rede de atendimento às vítimas e de atuar concertadamente ao longo de toda uma cadeia produtiva específica, a ser definida. 

A procuradora Amanda Fernandes Ferreira Broecker, da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), relaciona o aumento das denúncias na área à maior ocorrência de casos de trabalho infantil, em decorrência da desigualdade social, da crise econômica, do aumento do desemprego e da informalidade. "O aumento de denúncias também reflete a maior conscientização social acerca do conceito do trabalho infantil", acrescenta ela. Para 2024, além do projeto MPT na Escola, ela destaca projeto de estímulo à aprendizagem profissional, voltado a adolescentes acima de 14 anos. 

 

2023 em números (MPT Gaia): 

Denúncias 

8508 (+47%) 

TACs celebrados 

731 (+25,6%) 

Ações ajuizadas 

185 (+25%) 

Mediações 

21 (+61,5%) 

Procedimentos promocionais 

31 (-3%) 

  

Denúncias por circunscrição/unidade do MPT-RS: 

Região 

Denúncias 

Caxias do Sul 

790 

Novo Hamburgo 

635 

Passo Fundo 

626 

Pelotas 

602 

Porto Alegre 

4.270 

Santa Cruz do Sul 

571 

Santa Maria 

457 

Santo Ângelo 

333 

Uruguaiana 

224 

Total 

8.508 

  

 
Com informações do MPT Gaia, MPT Digital e APGES 

 


Comarca de Uruguaiana é elevada à entrância final Anterior

Comarca de Uruguaiana é elevada à entrância final

Justiça sorteia os jurados para o novo júri Próximo

Justiça sorteia os jurados para o novo júri

Deixe seu comentário