URUGUAIANA JN PREVISÃO

Curso de contramedidas

6ºBPChoque ministra curso para agentes de segurança

Iniciou na segunda-feira, 30/5, e se estenderá até esta sexta-feira, 3/6, a 5ª edição do Curso de Contramedidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI). Ministrado por policiais do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6ºBPChoque), a capacitação é voltada para profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública, sendo que, em Uruguaiana, estão participando policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil.

Conforme o projeto pedagógico do curso, a contramedida é uma alternativa tática a ser tomada pelo operador frente a situações críticas, possibilitando a mitigação de riscos potenciais. Para isso, a proposta é repassar aos operadores orientações e esclarecimentos, assim como, sanar a falta de treinamento e de procedimento para atuação, tanto em conjunto como no plano individual. Isso possibilita a execução de condutas pertinentes ao uso diferenciado da força.

O curso visa capacitar os agentes da segurança pública para o uso diferenciado da força utilizando técnicas de defesa pessoal e retenção e contraretenção de arma de fogo. Capacitar os profissionais de segurança pública para dominar e conter situações de defesa pessoal policial que envolvam ameaça contra a integridade física e a vida dos operadores de segurança pública, do agressor e de terceiros, por meio de quaisquer instrumentos ou por ataques corporais

A capacitação é desenvolvida na modalidade presencial, que engloba atividades teóricas e práticas, com o emprego de recursos didáticos e pedagógicos aplicados através de debates, discussões, demonstrações técnicas e simulações de atuações que priorizam a atividade em equipe, resolução de problemas, estudos de casos e a execução de exercícios práticos.

Além disso, a interação permite a integração, padronização e sensibilização acerca do comportamento dos profissionais de segurança pública. No total, a carga horaria foi de 40 horas. As aulas foram ministradas pelos policiais Eduardo Diaz, Natália Ximendes, Jean Ghazzawi, Denis Debus, sob coordenação do capitão do 6ºBPChoque, Ricardo Gruner.

De acordo com o instrutor, soldado Eduardo Diaz, o curso é de extrema importância. "Nossa atuação se dá em situações extremas, e o número de policiais mortos com a própria arma de fogo, tanto no Brasil como fora tem aumentado. O objetivo final do curso de contramedidas é conscientizar o operador de segurança pública quanto a importância de dominar técnicas de combate corpo a corpo, bem como, capacitá-lo com técnicas que visam a retenção da sua arma de fogo, impedindo que ela seja tomada", conta.


Trio é capturado após furtar loja no calçadão Anterior

Trio é capturado após furtar loja no calçadão

Homem é preso com mais de 35 porções de droga Próximo

Homem é preso com mais de 35 porções de droga

Deixe seu comentário