"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Corpo de Bombeiros
'Incêndio em veículos é causado por pane elétrica', diz Comandante
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
No último sábado, 19/11, um carro explodiu na Rua XV de Novembro, no bairro São Miguel. Esta situação não é novidade no município, uma vez que o Corpo de Bombeiros Militar em Uruguaiana já atendeu diversas ocorrências desse tipo. Ao longo das últimas semanas, houve pelo menos cinco registros de veículos que explodiram repentinamente.
Segundo o comandante em exercício dos Bombeiros em Uruguaiana, sargento Sílvio Lemos, os incêndios em veículos que ocorrem em via pública não têm a ver com a temperatura externa do ambiente, como o sol forte. Lemos conta que até hoje não foram atendidos casos vinculados à temperatura local. "Os carros não pegam fogo por causa do calor externo, se fosse assim no verão quando os termômetros ultrapassam os 40ºC, todos iriam incendiar. "Na maioria das vezes o que ocasiona esse tipo de acidente são problemas elétricos nos carros ou negligência do condutor. Seja porque o proprietário não consertou a pane elétrica ou porque o veículo foi mandado para o conserto e após o eletricista mexer deu algum problema", explica o Comandante.
De acordo com ele, geralmente o que ocorre é vazamento de combustível, falta de cuidado com o automóvel, erros técnicos de mecânicos e eletricistas ou até mesmo erros dos próprio condutores. "Atendemos uma situação em que um homem trouxe do campo uma churrasqueira após ter feito um churrasco. Ele não tirou o carvão nem a brasa de dentro e o vento que batia proveniente da rodovia reacendeu a brasa, fazendo com que o fogo se alastrasse pelo veículo".
O que fazer em caso de incêndio
Lemos ensina que quando o proprietário detectar algum problema estranho no painel do carro, o primeiro passo é desligar o motor e retirar a chave do contato. Em seguida, solicitar a presença de um mecânico de confiança. "Não adianta seguir conduzindo um automóvel em que lâmpadas queimam com frequência, ou com dificuldades aparentes ao dar a partida do motor. É preciso prevenir e mandar para o conserto antes que cause um acidente", afirma.
Caso a fumaça esteja iniciando no compartimento do motor, o Comandante explica que é preciso seguir um passo a passo: destrancar o capô e jamais levantá-lo; abrir uma fresta de cerca de cinco centímetros para que a ponta do extintor de incêndio possa entrar; acionar o extintor sem gastar todo o tubo e em seguida abaixar a tampa do capô novamente de maneira a não trancar, somente encostar.
"Esse procedimento impede que o fogo se alimente. O triângulo do incêndio é composto por fogo, oxigênio e combustível, com esse passo a passo e abaixando a tampa do capô faz com que o fogo não se declare. O mais importante é antes de tudo acionar a equipe do Corpo de Bombeiros e seguir o indicado até que os combatentes cheguem ao local", finaliza.
Deixe seu comentário