No RS
Aumenta número de apenados com tuberculose

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Em 2020, ano em que se iniciou a pandemia de covid-19, foi verificada uma redução no número de casos de tuberculose. No Rio Grande do Sul, foram diagnosticados 4 583 casos novos da enfermidade, sendo que, 666 deles em indivíduos privados de liberdade. De acordo com dados da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU), entre os apenados da casa prisional localizada no município, foram contabilizados nove casos.
Neste ano de 2022, a doença em privados de liberdade representou em torno de 0,36% da população do Estado e foi responsável por 14,5% dos casos. Ou seja, a taxa de incidência da doença no RS foi de 40,1 casos a cada 100 mil habitantes neste ano. Enquanto em detentos o número aumentou para 1 612 casos a cada 100 mil, ou seja, 40 vezes mais alta.
Por outro lado, o cenário em Uruguaiana vai de encontro ao retratado no Estado. Durante este ano foram registrados apenas cinco casos, sendo que, atualmente a PMEU possui apenas três detentos acometidos pela doença e que já estão no final do tratamento
Diagnóstico e tratamento
De acordo com o diretor da Modulada, Alex Sandro Gomes e Silva, quando um dos apenados é diagnosticado com tuberculose, ele fica 15 dias em isolamento para o início do tratamento. O processo total de cura leva cerca de seis meses, porém, após as duas primeiras semanas em afastamento, o restante do tratamento é realizado dentro da própria penitenciária.
O Diretor atesta que há um servidor público que é designado para a área da saúde, em que é feito o acompanhamento dos detentos doentes. Gomes ainda informou que uma equipe de saúde do município - composta por uma médica, um dentista, enfermeiros e demais profissionais da área - atendem na Modulada.
Futuramente, a casa prisional contará com uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As reformas e as autorizações que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exige para a instalação da Unidade já foram realizadas. Agora, segundo o Diretor, através da Secretaria Municipal da Saúde, o município já está em tratativas para o processo seletivo para a contratação de profissionais da saúde para integrar a UBS da Modulada. No total, os selecionados desempenharão uma carga horária de cerca de 20 horas semanais.
Estado
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) conta com parcerias firmadas com vários setores governamentais, universidades e sociedade civil organizada, e o tema tem sido trabalhado de maneira intensiva, com a finalidade de melhora dos indicadores de tuberculose no RS.
A tuberculose é uma doença antiga, cujo diagnóstico e tratamento foram descobertos no milênio passado. No entanto, continua sendo um problema de saúde pública e, embora possa acometer qualquer indivíduo exposto, costuma atingir preferencialmente as chamadas populações vulneráveis, entre as quais estão as pessoas privadas de liberdade (PPL).
Deixe seu comentário