2023
Bombeiros combateram 70 incêndios em janeiro
divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Maior parte dos incêndios em campo começam a partir da queima de lixo.
Durante o mês de janeiro de 2023, o Corpo de Bombeiros em Uruguaiana recebeu 134 chamados. Deste total, 70 ocorrências eram de incêndio, o que corresponde a 52% dos atendimentos.
De acordo com o comandante em exercício da corporação em Uruguaiana, sargento Silvio Lemos, mais da metade dos incêndios registrados foram em vegetação e originados a partir da queima de lixo. Os 41 sinistros dessa natureza representam 58,5% do total de combates. Outras 19 ocorrências de fogo foram em imóveis e três em veículos.
Com 19 ocorrências cada, as ações preventivas e os salvamentos, buscas e resgates empatam no segundo lugar de chamados do Corpo de Bombeiros. As ações preventivas consistiram em: retirar uma aliança presa no dedo de uma pessoa; realizar vistoria e remoção de abelhas; vistoria de hidrantes; isolar e interditar locais; retirar galhos da rede elétrica; efetuar o transporte de pacientes e verificar o vazamento de gasolina em um veículo.
Dentro os salvamentos, buscas e resgates, a maior parte foi relacionada a animais, principalmente silvestres como tamanduá; serpente; gambás e jacaré. Também foi preciso efetuar o resgate de animais domésticos, entre eles três cachorros e dois gatos. Além disso, os Bombeiros também registraram um sinistro de trânsito e salvaram uma pessoa que estava presa em um quarto.
Ocupando o terceiro lugar no número de chamados, os atendimentos pré-hospitalares representaram 13,4% das ocorrências no primeiro mês de 2023. Ao todo, o efetivo da corporação realizou 18 assistências. Outras ações como a averiguação e o manejo de insetos correspondem a quatro chamados. Também foram feitos dois cortes de árvore. Outros dois chamados foram trote.
Queima de lixo
O comandante reiterou que a queima de lixo é extremamente perigosa e que rapidamente pode sair do controle. Segundo ele, a maior parte dos casos de fogo em campo é ocasionada por ações humanas. Durante a queima do lixo, as chamas podem tomar grandes proporções.
Em casos de extrema necessidade de queimar o lixo o Comandante recomenda realizar um procedimento prévio. Primeiro é preciso preparar o ambiente: "fazer a queima em um local que seja forrado com areia, pedra ou terra sem vegetação ou árvores por perto". Também é preciso se atentar para que o local “seja aberto e tenha área de cerca de quatro vezes maior do que o tamanho do monte de lixo que será queimado. Principalmente, que o local fique longe de imóveis - casas, celeiros, currais, galpões, estábulos, entre outros”.
Além disso, Silvio reforça que incêndios em campo há ainda uma demora maior para o início do atendimento devido à distância; a necessidade de condução do caminhão com cautela para que não ocorram acidentes durante o percurso e ao procedimento de solicitar uma equipe para atender possíveis ocorrências dentro do município.
Deixe seu comentário