URUGUAIANA JN PREVISÃO

Projetos Especiais

Estado divulga indicadores sobre segurança e proteção das crianças

O governo do Estado entregou os dados do penúltimo eixo do Dashboard da Primeira Infância: segurança e proteção. O estudo, coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice-governador Gabriel Souza, apresenta neste quarto módulo os indicadores sobre a oferta de ambientes seguros, saudáveis e não violentos para as crianças e suas famílias.

“Esse trabalho é resultado de uma grande força-tarefa, envolvendo diferentes equipes do governo do Estado, para construir uma ferramenta capaz de nos auxiliar no desenvolvimento de políticas voltadas para a primeira infância, fase fundamental da vida em que a pessoa está em processo de desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social”, destaca o vice-governador.

O objetivo, segundo Gabriel, é também possibilitar que os gestores municipais e pesquisadores da área tenham uma ferramenta atualizada e completa para qualificar as políticas públicas de acordo com as necessidades locais ou regionais.

Segurança e Proteção

O eixo Segurança e Proteção apresenta indicadores divididos em processo e resultado. O primeiro trata das mudanças que podem ocorrer no curto prazo, como adequação das habitações e a sua salubridade, qualidade da cobertura dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e a quantidade de crianças em famílias do sistema penitenciário.

Já os indicadores de resultados referem-se às mudanças efetivas nos problemas a longo prazo para crianças de zero a nove anos. Para essa fase serão consideradas as internações por doenças relacionadas ao ambiente e por causas externas e também as notificações de violência em mulheres e crianças dessa faixa etária.

Sobre o Dashboard da Primeira Infância

Lançado em junho, o programa abastece indicadores dos 497 municípios gaúchos que ajudarão a orientar a construção e a definição das metas do Plano Estadual da Primeira Infância.

A ferramenta, produzida em conjunto com o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi), contempla as cinco dimensões do cuidado integral da primeira infância, de acordo com a abordagem “Nurturing Care” ("cuidados de criação") do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): saúde, nutrição, cuidados responsivos, segurança e proteção e aprendizado.

Durante o lançamento de junho, foram entregues as duas primeiras áreas (saúde e nutrição).  A terceira fase (cuidados responsivos) foi entregue em agosto. A previsão é que o último indicador (aprendizagem) seja liberado no final de outubro.

 

 

Delegado de Uruguaiana será homenageado na Assembleia Anterior

Delegado de Uruguaiana será homenageado na Assembleia

Operação Nossa Senhora Aparecida 2023 começa nesta quarta-feira Próximo

Operação Nossa Senhora Aparecida 2023 começa nesta quarta-feira

Deixe seu comentário