GGI-M debate medidas após transferência de detentos
Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Representantes dos órgãos de segurança atuantes no município se reuniram na manhã de ontem, 11/1, em uma reunião em caráter de urgência do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), por convocação do coordenador executivo e secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (Segtram), José Clemente Corrêa.
O objetivo foi discutir a transferência de cerca de 150 apenados dos regimes semiaberto e aberto, para o regime de prisão domiciliar, em decorrência das más condições do prédio do Instituto Penal de Uruguaiana (IPU) após os danos causados pelo temporal desta semana.
O prédio sofreu danos do telhado, parte elétrica e está alagado. Considerando a incapacidade de operação normal da casa prisional e o risco causado pelos problemas elétricos, o juiz da Vara de Execuções Criminais, Guilherme Machado da Silva, determinou na quinta-feira, 10/1, a transferência dos detentos. Os apenados que atualmente respondem a procedimento administrativo disciplinar (PAD), que totalizam 34 detentos, foram levados à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). Todos os detentos do regime aberto e os detentos do regime semiaberto, que não estavam respondendo a PADs, foram colocados temporariamente em prisão domiciliar.
Na reunião, o prefeito Ronnie Mello enfatizou a necessidade do engajamento de todos os setores na questão e solicitou a ampliação do convênio mantido com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). "A Prefeitura já utiliza a mão de obra dos presos do IPU e o trabalho dessas pessoas tem sido fundamental, principalmente nesses últimos dias. Estamos dispostos a receber outros presos, promovendo ressocialização e garantindo reforço principalmente no trabalho de limpeza da cidade", disse.
O Promotor de Justiça, Vitassir Ferrareze, destacou a importância do convênio "Antigamente essa questão era tratada de forma política e hoje vejo que o assunto é tratando com responsabilidade, garantindo que eles trabalhem em prol da sociedade", relatou o Promotor.
Logo após a reunião, o prefeito Ronnie Mello confirmou através do deputado Frederico Antunes que uma equipe do setor de engenharia da Susepe já estava a caminho de Uruguaiana para dar início as ações de reconstrução do IPU.
A Segtram estará mapeando as regiões de moradia dos detentos para auxiliar no acompanhamento da pena domiciliar. Ainda de acordo com o Executivo Municipal, o policiamento também deverá ser ampliado.
Deixe seu comentário