URUGUAIANA JN PREVISÃO

Instituto Penal interditado e presos removidos

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O Instituto Penal de Uruguaiana (IPU), sofreu diversos danos com o temporal. Parte do prédio administrativo e das galarias foi destelhada, há alagamento e dano na estrutura elétrica. Localizado na Rua Gregório Beheregaray, a casa prisional abriga detentos dos regimes semiaberto e aberto e atualmente possuía 200 apenados recolhidos.

Com a impossibilidade de retomar as atividades normalmente e considerando o risco pelos danos elétricos e alagamento que persiste, foi necessária a interdição parcial do prédio, e a remoção dos presos.

O juiz da Vara de Execuções Criminais, Guilherme Machado da Silva, determinou que os apenados em regime semiaberto que respondem a procedimento administrativo disciplinar (PAD) fossem removidos para a Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana (PMEU). Já os detentos que cumprem pena em regime aberto e os detentos do semiaberto que não respondem a nenhum procedimento administrativo, foram colocados provisoriamente em regime de prisão domiciliar.

De acordo com o diretor interino do IPU, agente Alcino Martins Pinto e com o delegado da 6ª Região Penitenciária, Nilton Moreira, 30 apenados foram levados à Modulada na tarde de ontem. Os demais, já estão em prisão domiciliar e deverão ser fiscalizados diariamente.

O setor de engenharia da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) já foi acionado, em caráter de urgência, e deverá realizar o mais breve possivel, o levantamento das ações necessárias para que a casa prisional seja novamente ativada e a execução das obras. Até que a obra seja concluída, as atividades administrativas do IPU serão mantidas, no prédio, com auxílio de um gerador de energia.

Após a conclusão das obras e restabelecimento da estrutura, tanto os apenados encaminhados à Penitenciária Modulada quanto os colocados em prisão domiciliar deverão retornar à casa prisional, em seus respectivos regimes de direito

GGI-M debate medidas após transferência de detentos Anterior

GGI-M debate medidas após transferência de detentos

Mãe e filha de sete anos morrem afogadas em Paso de los Libres Próximo

Mãe e filha de sete anos morrem afogadas em Paso de los Libres

Deixe seu comentário