Enfrentamento à desigualdade
GT apresenta propostas de prevenção ao racismo

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Grupo de Trabalho (GT) de Combate à Violência contra a População Negra entregou ao governador Eduardo Leite, nesta terça-feira, 10/8, o relatório dos trabalhos que tem como objetivo de combater e prevenir o racismo, principalmente nos órgãos públicos do Estado. O documento apresenta 24 propostas que englobam tecnologia, ensino, treinamento, criação de uma secretaria específica e de um selo, ouvidoria, acompanhamento e fiscalização, recursos financeiros, parcerias e a continuidade do GT.
Após visita do Movimento Vidas Negras Importam ao Governador, em 2 de julho de 2020, o Grupo de Trabalho foi instituído. O Movimento se posiciona contrário ao arquivamento do caso relativo à morte do engenheiro eletricista Gustavo Amaral, 28 anos, em Marau. A vítima foi alvejada por três tiros em uma ação policial ao ser confundido com um bandido.
Nove reuniões ocorreram com especialistas, professores e organizações da sociedade civil (OSCs) para debater a causa e as consequências do racismo estrutural. A partir das discussões, foi emitido um relatório com dados do número expressivo de mortes e violência contra a população negra no Rio Grande do Sul.
De acordo com o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, algumas ações propostas pelo grupo já vêm sendo trabalhadas com as forças de segurança estaduais no âmbito do RS Seguro, um programa transversal e estruturante do governo.
"Essa pauta teve liderança da nossa Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, mas é um tema que deve ter um envolvimento de todas as áreas do governo no enfrentamento ao racismo. Afinal, o racismo é estrutural e, se estruturalmente está presente na sociedade, naturalmente está dentro das instituições também, porque são feitas de pessoas. Por isso a importância de identificar pontos a serem melhorados. O trabalho é bastante consistente pelo que pude ver hoje e já está sendo analisado pela nossa equipe que recebeu o relatório anteriormente, para que sejam implementadas ações o quanto antes", afirmou o governador.
Leite acrescentou que o programa Avançar englobará iniciativas em todas as áreas, como o combate à intolerância. Para isso, serão endereçados recursos a ações concretas contra o racismo.
Conteúdo do Relatório
Propostas
- Instalação, criação e acompanhamento
- Secretaria específica contra o racismo
- Selo de acreditação
- Ouvidoria antirracista
- Fiscalização
- Apresentação de relatórios anuais
- Relatório de cotas nas instituições públicas
- Conferência estadual com a temática das diversidades
- Parceria com a ONU
- Decreto/lei
Grupo de trabalho
- Comissão de Letalidade
- Comitê de Monitoramento
- Renovação do GT
Ensino
- Capacitação sistêmica dos agentes de segurança
- Direitos humanos no setor privado
- Concursos públicos
Treinamento
- Protocolo de abordagem 1
- Protocolo de abordagem 2
- Protocolo de abordagem 3
- Uso proporcional da força
- Técnicas apuradas de defesa pessoal
Tecnologia
- Controle interno e externo da atividade policial
- Banco de dados de ações
- Uso de câmeras e GPS
Recursos financeiros
- Destinação de recursos financeiros para órgãos públicos que trabalhem diretamente com questões étnico-raciais
Deixe seu comentário