Operação Dólos
PF investiga crimes de extorsão e falsa identidade

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 11/8, a Operação Dólos, com o intuito de reprimir ação de criminosos que se passavam por policiais federais para extorquirem vítimas através de redes sociais. No total, foram oito mandados de busca e apreensão em três cidades e quatro no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Sul. Dois em Porto Alegre, um em Gravataí, um em Viamão, três na Cadeia Pública de Porto Alegre e um na Penitenciária Estadual de Canoas.
A investigação iniciou em janeiro e identificou indivíduos que se utilizavam de engenharia social para manter contato com as vítimas. Foram utilizados perfis falsos, onde os criminosos se passavam por meninas menores de idade. A partir do contato inicial, eram enviadas fotos íntimas das supostas menores. Em seguida ocorria a extorsão com a utilização de perfis falsos de dois policiais federais do Rio Grande do Sul. Os criminosos solicitavam valores para, supostamente, não dar prosseguimento às investigações.
A Polícia Federal já identificou vítimas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. Os crimes investigados na Operação Dólos envolvem extorsão, associação criminosa e falsa identidade.
Deixe seu comentário