repatriação
Mais de 170 animais silvestres brasileiros 'voltam para casa'
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Animais foram entregues à Polícia Federal na manhã de ontem.
Na manhã desta sexta-feira, 2/6, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) trouxeram de volta a solo brasileiro 177 animais da fauna silvestre brasileira que haviam sido contrabandeados para a Argentina e foram resgatados pelos órgãos de segurança do país vizinho, em Passo de Los Libres. A ação teve a coordenação da delegada Ana Gabriela Becker.
O processo de repatriação dos animais para o Brasil foi autorizado pela Justiça. Eles estavam na cidade de Santa Fe de la Vera Cruz, na província de Santa Fé, e foram trazidos pelas autoridades do país vizinho até Ponte Internacional Getúlio Vargas/Agostín Pedro Justo, que liga Uruguaiana e Paso de los Libres, onde foram entregues à PF, por volta das 9h.
Foram repatriadas 124 aranhas, dez anacondas verdes (Eunectes murinus), uma jiboia (Boa constrictor), 36 cágados (Podocnemis erytrhocephala), dois jabutis (Chelonoidis denticulatus) e quatro lagartos (Diploglossus lessonae).
De acordo com a delegada Ana Gabriela Becker, os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde permanecerão sob os cuidados do Ibama até serem reintroduzidas na natureza, uma vez que pertencem à fauna amazônica.
A apreensão ocorreu no dia 5 de maio, em Passo de Los Libres, pela polícia argentina, em abordagem a um veículo que teria partido do Brasil. Ao realizarem a vistoria, os policiais localizaram os animais, transportados em recipientes plásticos. Os dois homens responsáveis pelo transporte foram presos e posteriormente liberados. Eles são argentinos.
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o crime de contrabando, receptação e crime ambiental, com penas que podem chegar a 10 anos de reclusão.
Deixe seu comentário