violência nas escolas
Órgãos de segurança e educandários debaterão ações de prevenção.
Ilustração/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Debate acontece em razão de recentes ataques em escolas e visa desenvolver mecanismos de prevenção.
A Prefeitura Municipal realizará um fórum de debates sobre segurança nas escolas na próxima quinta-feira, 13/4. O evento intitulado “Segurança nas escolas: um assunto de todos”, o evento reunirá diversas instituições em busca de atualizações e aprimoramento sobre o tema. O encontro vai acontecer no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo, em dois turnos. A programação, pela manhã, tem início às 9h e se estende até às 12h; e a tarde começa às 13h30 e se estende até às 16h.
A realização de um fórum para tratar do tema surgiu em reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que reúne representantes de todos os órgãos de segurança pública atuantes no município e a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.
O evento terá a participação de representações da Prefeitura, direções das escolas municipais, estaduais e particulares; dos professores, monitores e orientadores pedagógicos das entidades; das forças de segurança; do Ministério Público, e do Conselho Tutelar.
Ao final de cada turno, os presentes vão assinar um termo baseado nas orientações passadas pelos órgãos de segurança.
A realização do fórum tem como motivação os ataques ocorridos em escolas nos últimos dias, e especialmente a chacina em Blumenau (SC), onde quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. A intenção é montar um mecanismo de prevenção e monitoramento de possíveis problemas relacionados à segurança dos educandários buscando a proteção dos alunos atendidos pelas redes. “Os casos recentes ocorridos nas escolas de outros estados nos acendem um alerta sobre o tema. É fundamental que diálogo e construção coletiva prevaleçam nessa questão. O fórum vai servir para a elaboração das estratégias a serem adotadas em eventuais situações e também na busca pelo aprimoramento da segurança nos locais”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Uma cartilha para a adoção de um sistema de prevenção à violência nas escolas deverá ser apresentada durante o encontro. A intenção do GGI-M também passa pela criação de um plano de contingenciamento, analisando a realidade de Uruguaiana quanto ao tema. Essas e outras medidas deverão ser adotadas a curto e médio prazo com o apoio, participação e responsabilidade de todos, pois, a união de esforços poderá evitar tragédias futuras.
Entre as presenças já confirmadas estão a delegada Amanda Andrade, responsável pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o inspetor chefe da 13ª Região da Polícia Rodoviária Federal, Alex Cavalcante; o delegado de Polícia Wellington Pinheiro, da 2ª Delegacia de Polícia; e a promotora regional de Educação, Dinamárcia Maciel de Oliveira.
Aulas suspensas
Em razão da realização do fórum, não haverá aula nas escolas municipais neste dia. A Secretaria Municipal de Educação informou que posteriormente, uma aula de recuperação será realizada. A data ainda não foi anunciada.
Deixe seu comentário