URUGUAIANA JN PREVISÃO

Protagonismo feminino

Pela primeira vez, 1º BPAF tem uma capitã

Gabriela Barcellos/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º Bpaf) deu as boas-vindas, na última semana, para a primeira mulher a assumir o cargo de capitã do Batalhão em Uruguaiana. Amanda Cavalcanti Mello de Paula é natural de Recife, morou no Rio de Janeiro e após uma temporada em Viamão, se apresentou na sede uruguaianense no dia 7 deste mês.

Formada em Direito e com cerca de dois anos de Brigada Militar, Amanda passou por uma capacitação que durou um ano e dois meses para adquirir os conhecimentos adequados para integrar o quadro de capitães da corporação. Ela comandará a 1ª Companhia do 1º BPAF.

Segundo Amanda, a função possui diversas atribuições. "Capitães têm uma função predominantemente administrativa, uma vez que somos policiais judiciários militares. Os inquéritos que envolvem crimes militares em que policiais são indiciados, assim como a apuração de sindicância e averiguações de situações em que ocorrem disparo de arma de fogo, são conduzidos por nós. Além disso, realizamos procedimentos específicos de justiça e a gestão de pessoas", explica.

Amanda também realiza o planejamento de policiamento, ou seja, faz a análise de onde é preciso destinar maior efetivo, e é responsável pelas estratégias de policiamento ostensivo. Cabe a ela distribuir as unidades policiais na cidade e efetuar um estudo para o direcionamento da atenção. Ela conta também que é importante realizar o planejamento dentro do que há disponível de pessoal, por exemplo, incrementar as ações de visibilidade no horário de saída de escolas.

Ela explica que, neste momento, uma das missões de destaque é o reforço no policiamento nas regiões de comércio, integrando a já tradicional Operação Papai Noel. A ação policial tem como objetivo coibir crimes em estabelecimentos comerciais e em áreas de maior movimento de pessoas.

Tão logo este período seja concluído, um dos focos da Capitã é trabalhar no combate aos crimes rurais, como furto abigeato. Ela explica que, apesar de ainda estar realizando o reconhecimento da área, identificou nesta área uma demanda significativa, o que fará com que receba uma atenção especial, "bem direcionada para coibir principalmente os abigeatos na região".

Outro objetivo que ela possui para o futuro é trazer para o Batalhão atividades para uma melhora da saúde física do efetivo. Serão realizados exercícios físicos, rústicas e demais programas visando a saúde e a qualidade de vida dos policiais.

Desafios

Amanda aponta como um dos principais desafios o efetivo reduzido. Ela explica, porém, que esta não é uma exclusividade do 1º Bpaf, mas uma realidade em todo o Estado. "Lidar com a defasagem de pessoal já é complicado e um dos fatores que prejudica um pouco a questão de distribuição do pessoal é a Operação Verão, em que policiais são remanejados para suprir a demanda de turistas no litoral gaúcho".

Para enfrentar esta problemática, ela diz que um dos fatores determinantes é a capacitação dos policiais. Conforme ela, a realidade do 1º BPAF é de um quadro operacional está muito bem capacitado e o batalhão conta com a estrutura necessária, como viaturas novas e armamentos "para atender a todos os tipos de ocorrências".


Secretaria de Segurança Pública inaugura nova sede Anterior

Secretaria de Segurança Pública inaugura nova sede

PC inicia Operação Fronteira Próximo

PC inicia Operação Fronteira

Deixe seu comentário