URUGUAIANA JN PREVISÃO

Balanço

Roubo de veículos caiu 44,5% no 1º semestre

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Entre os crimes contra o patrimônio, os roubos de veículo tiveram a maior queda no primeiro semestre de 2021. No acumulado entre janeiro de junho, o número de ocorrências caiu de 4 865 no ano passado para 2 700 neste ano, uma retração de 44,5%. O total atual é o mais baixo da série de contabilização, iniciada em 2002. Frente ao pico, em 2017, quando houve 9.541 ocorrências no período, a retração chega a 71,7%.

O cenário é semelhante na leitura mensal. Em junho, foram registrados 387 roubos de veículo no RS, 42,2% menos que as 670 em igual intervalo de 2020, e o menor total da série histórica.

De acordo com a SSP, entre as estratégias que contribuem para a redução, está o combate ao comércio ilegal de peças automotivas usadas e a facilitação para a compra de material com origem certificada pelos condutores gaúchos.

Outro ponto destacado pela Secretaria é o site Peça Legal (detran.rs.gov.br/pecalegal), iniciativa do DetranRS para facilitar a busca do cidadão por peças usadas com garantia de legalidade e selo de segurança, completou seis meses desde o lançamento. No período, a comercialização de peças nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados aumentou 20% em relação ao ano passado. No site, o cidadão tem acesso à consulta do estoque de mais de 8 milhões de peças disponíveis nos 427 CDVs gaúchos. Por meio de uma busca simples e intuitiva, é possível filtrar o modelo e o ano do veículo e procurar o estabelecimento mais próximo que disponha da peça procurada.

Uruguaiana também registrou queda. Enquanto 2020 registrou oito crimes do gênero nos seis primeiros meses, em 2021 foram seis registros, uma queda de 25%.

Roubo a transporte

Ainda no âmbito de crimes envolvendo o sistema de trânsito, houve redução histórica também nos roubos a transporte coletivo. No semestre, o número de ocorrências caiu 11,9%, de 662 entre janeiro e junho do ano passado para 583 em igual período de 2021. Em junho, a baixa foi ainda maior, de 29,4%, com diminuição de 119 ocorrências no sexto mês de 2020 para 84 neste ano. Em ambos os recortes, o total de casos é o menor desde o início da série de contabilização, em 2012.

Sem ataques a banco

Pela primeira vez desde que a SSP deu início à contabilização, o Estado fechou um mês sem nenhuma ocorrência de roubo ou furto a banco - queda de 100% em relação aos cinco registros do mesmo mês em 2020.

Houve apenas dois fatos relacionados a estabelecimentos bancários em todo o mês no Estado, nenhum com ingresso nos locais. Em São Leopoldo, no dia 24, ocorreu uma tentativa frustrada de assaltantes que fugiram sem levar nada assim que o alarme da agência disparou. Um dia antes, em Alvorada, criminosos praticaram extorsão mediante sequestro de um gerente de unidade do Banco do Brasil, a partir do contato telefônico com colegas dele.

No acumulado de seis meses, o número de ocorrências permaneceu o mesmo do primeiro semestre do ano passado: foram 28. É a menor soma para o período desde o início da série histórica.


PRF prende procurado por estupro de vulnerável Anterior

PRF prende procurado por estupro de vulnerável

Incêndio atinge caminhões na Santos Dumont Próximo

Incêndio atinge caminhões na Santos Dumont

Deixe seu comentário