No Brasil
Uma pessoa do sexo feminino é estuprada a cada dez minutos
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Dados do relatório Violência contra mulheres em 2021, elaborado para o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a violência sexual segue vitimando pessoas do sexo feminino no país. O levantamento aponta que uma menina ou mulher é estuprada a cada dez minutos no Brasil.
O documento alega que 56 098 estupros foram registrados no sistema de segurança contra mulheres. Esse número inclui vulneráveis do gênero feminino. O ano de 2021 marca a retomada do crescimento de registros de estupros e estupros de vulnerável contra meninas e mulheres no Brasil, que apresentaram redução após a chegada da pandemia de covid-19 no país.
O crescimento dos registros de violência sexual em 2021 foi de 3,7% em relação ao ano anterior. Já entre 2019 e 2020 ocorreu uma queda de 12,1% nos registros de estupro de mulheres no país.
Outra métrica alarmante é em relação à média de casos de violência sexual. O número mostrou que foram 51,8 casos para cada 100 mil habitantes do sexo feminino. O gráfico mostrou que a incidência foi maior nas regiões Norte e Centro Oeste.
Segundo o ranking que mostra a taxa de estupro, estupro de vulnerável em vítimas do gênero feminino dividido por estado, a Unidade da Federação que mostrou o maior número foi Roraima, com 154 registros, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 129. Logo após vem o Amapá com 107 e Rondônia com 102.
O Rio Grande do Sul ficou em décimo primeiro lugar, com 59 ocorrências, sendo o estado da Região Sul com menor incidência de casos. Os outros estados que compõem a região - Paraná e Santa Catarina - apresentaram números mais elevados: 85 e 90, respectivamente. Os dados apresentados têm como fonte os boletins de ocorrência das Polícias Civis das 27 Unidades da Federação.
Em 12 estados a taxa ficou acima da média nacional em 2021, sendo eles: Piauí; Rio Grande do Sul; Pará; Goiás; Paraná; Santa Catarina; Tocantins e Mato Grosso. Os Estados de Rondônia; Amapá; Mato Grosso do Sul e Roraima apresentaram taxas superiores a 100 estupros para cada 100 mil mulheres.
Crimes durante a pandemia
Os números de registros de crimes contra meninas e mulheres apresentados visibilizam o quadro de violência vivenciado por elas durante a pandemia. Apenas entre março de 2020, mês que marcou o início da pandemia de covid-19 no país, e dezembro de 2021, último mês com dados disponíveis, foram 2 451 feminicídios e 100 398 casos de estupro e estupro de vulnerável de vítimas do gênero feminino.
Deixe seu comentário