1ª DP
Uruguaiana terá novo delegado de Polícia Civil
Gustavo Mansur/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Os novos delegados de polícia deverão assumir suas funções na próxima semana.
A Polícia Civil formou a 50ª Turma de Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A turma de 26 formandos é composta por 20 homens e seis mulheres, que concluíram o curso de formação profissional pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), instituição de referência na capacitação de agentes e delegados de polícia.
Os novos delegados foram aprovados no concurso realizado em 2018 e fizeram o curso presencial entre 24 de outubro de 2022 e 18 de abril de 2023. A matriz curricular, com 875 horas-aula, abordou temáticas como: investigação, inteligência, novas tecnologias aplicadas no combate ao crime e gestão pública. Na parte prática, os profissionais aprenderam técnicas de operações policiais, tiro e noções de atendimento pré-hospitalar.
Sete profissionais irão atuar na capital, sendo que duas vagas serão destinadas para delegacias especializadas, como o Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por exemplo, e três para a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância. Três delegados serão designados para a Região Metropolitana e os outros 16 irão atuar no Departamento de Polícia do Interior (DPI).
Dentre estes 16, um delegado virá para Uruguaiana, e assumirá a 1ª Delegacia de Polícia (DP). Atualmente, a distrital está sob o comando do delegado Matheus Antunes da Rosa, como substituto, já que o policial é titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
Nesta semana houve ainda a transferência da delegada Amanda Andrade, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), que deixa o município. Ela será substituída por Antunes da Rosa, que assumirá a titularidade da especializada e acumulará com a DPPA.
Já a 2ª Delegacia de Polícia (DP) seguirá sob o comando do delegado Wellington Pinheiro; a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) seguirá aos cuidados da delegada Caroline Huber; e o delegado Nilson de Carvalho seguirá no comando da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
No próximo dia 25, na Fiergs, será realizada a formatura de 246 agentes de polícia. Destes, oito deverão vir para Uruguaiana. As delegacias nas quais serão lotados ainda não foram divulgadas.
Deixe seu comentário