URUGUAIANA JN PREVISÃO

RISP - FRONTEIRA EXTREMO OESTE

Uruguaiana terá um comando regional da Brigada Militar

Cristiano Guerra/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Assinatura ocorreu no final da tarde de ontem.

O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou, no final da tarde desta quinta-feira, 15/6, o decreto que institui as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp). Se trata de uma nova organização das forças de segurança do Estado, visando facilitar a integração da Brigada Militar e Polícia Civil e intensificar a prevenção e o combate à criminalidade nas diversas regiões do Estado. O projeto faz parte das ações do Programa RS Seguro

As Risps têm o objetivo de compatibilizar as ações das duas instituições, associando delegacias regionais e comandos de policiamento ostensivo que deverão atuar de forma cada vez mais articulada. A medida fortalecerá o compartilhamento de informações e o acompanhamento de indicadores, facilitando o trabalho de identificação e mapeamento de ocorrências em cada região.

Atualmente, o Estado tem 33 delegacias regionais da PC e 16 da comandos regionais da BM. Com o novo desenho, serão criados, no âmbito da BM, mais cinco comandos regionais, totalizando 21, que é o número de Risps a serem estabelecidas. Dos cinco novos comandos, Uruguaiana sediará o Fronteira Extremo Oeste, ou Risp – Fronteira Extremo Oeste. As 33 delegacias regionais já existentes vão permanecer, mas sofrerão alterações em algumas cidades. A novidade está sendo publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 16/6.

“Observamos que era preciso reorganizar as regiões de segurança do Estado poque a Brigada Militar tinha uma forma de organização e a Polícia Civil tinha outra, o que atrapalha o processo de integração entre os dois órgãos. Então a gente reorganiza para melhorar a coincidência das áreas, e virá com isso a criação de novos comandos regionais, entre eles, o Comando Regional de Policiamento Ostensivo em Uruguaiana, para atender esta região. Isso vai, sem dúvidas, trazer mais segurança para a região”, explicou o Governador, junto com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP).

O diretor executivo do Programa RS Seguro, delegado Antônio Padilha, salienta a decisão estratégica de integrar as regionais de segurança. Segundo ele, a compatibilização das áreas de atuação corresponde a uma verdadeira ferramenta para ampliar a eficiência no combate à criminalidade, traduzida na corresponsabilidade pela melhoria dos indicadores e resultados. A novidade também facilita a troca de informações e o desenvolvimento de ações integradas, com foco na resolução dos problemas locais.

Estiveram presentes no ato de assinatura, além de Antunes, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, os secretários da Segurança Pública, Sandro Caron e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana e o comandante da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli.

Homens que cavaram buraco na Praça não deverão responder a inquérito policial Anterior

Homens que cavaram buraco na Praça não deverão responder a inquérito policial

Descriminalização do porte de drogas será julgado na próxima quarta-feira Próximo

Descriminalização do porte de drogas será julgado na próxima quarta-feira

Deixe seu comentário