URUGUAIANA JN PREVISÃO

Enchente

Atingidos pelas cheias podem antecipar benefícios e sacar FGTS

Gustavo Mansur-Palácio Piratini-Flickr-Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O Estado decretou estado de calamidade, prontamente reconhecido pelo governo federal.

O Governo Federal anunciou uma medida emergencial em resposta à catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul. Em decorrência dos temporais que já ceifaram a vida de 114 pessoas, deixaram 756 feridas e 146 desaparecidas, ações imediatas estão sendo tomadas para amparar as famílias afetadas. 

O governo gaúcho decretou estado de calamidade, prontamente reconhecido pelo governo federal, o que possibilita a solicitação de recursos para ações de defesa civil, incluindo assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais. 

INSS  

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceram que os benefícios previdenciários de junho poderão ser adiantados para maio, visando auxiliar aposentados, pensionistas e beneficiários que enfrentam dificuldades decorrentes da catástrofe. Para receber antecipadamente, os segurados devem comunicar sua intenção ao banco responsável pelo depósito dos valores. A medida abrange beneficiários de prestação continuada previdenciária ou assistencial, excluindo benefícios temporários como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. Os pagamentos previstos para 24 de junho serão efetuados junto aos de maio, conforme o calendário estabelecido entre 24 de maio e 7 de junho. 

Caixa Federal 

A Caixa Econômica Federal também anunciou medidas de apoio aos municípios afetados pelos temporais. Os trabalhadores residentes nessas localidades terão a possibilidade de sacar o FGTS devido à situação de calamidade. Técnicos do banco, especializados em áreas como habitação, serão enviados para prestar apoio técnico às prefeituras, auxiliando na elaboração de planos de auxílio à população e facilitando o acesso dos trabalhadores ao saque do FGTS. Além disso, a Caixa oferece a opção de pausa de até três meses nos contratos de financiamento habitacional nas áreas atingidas, mediante solicitação do cliente.


Novos profissionais devem ser contratados para o Restaurante Popular Anterior

Novos profissionais devem ser contratados para o Restaurante Popular

Frente Parlamentar do desenvolvimento discute o momento do agronegócio Próximo

Frente Parlamentar do desenvolvimento discute o momento do agronegócio

Deixe seu comentário