URUGUAIANA JN PREVISÃO

Bioeconomia

Assembleia Legislativas realizará primeiro debate do Fórum Democrático

Fernando Gomes/ ALRS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O tema é A Transição Ecológica e seu Financiamento, com mediação da jornalista Rosane de Oliveira. 

Na segunda-feira, 28/4, ocorre o primeiro grande debate do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da Assembleia Legislativa do RS. O encontro será no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O tema é A Transição Ecológica e seu Financiamento, com mediação da jornalista Rosane de Oliveira.  

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT) abre os trabalhos que contam com a presença de Aloizio Mercadante, presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); do governador Eduardo Leite; do presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e ex-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior; de Márcia Barbosa, reitora da UFRGS; Ana Rovedder, professora da UFSM e Coordenadora da Rede Sul de Restauração Ecológica; Carlos Henrique Horn, professor de Economia da UFRGS e ex- presidente do BRDE. 

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, apresenta as políticas do Governo Federal, com ênfase no Plano de Transformação Ecológica e nos mecanismos de financiamento para a transição ecológica, que tem como principais eixos Finanças sustentáveis, Adensamento tecnológico, Bioeconomia, Transição energética, Economia circular e Nova infraestrutura. Já Ranolfo Vieira Júnior, presidente do BRDE, traz o aspecto financeiro da transição no contexto do RS. 

Entre os comentaristas, a reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, aborda o papel da universidade e da pesquisa científica no enfrentamento à crise climática e a professora Ana Rovedder comenta estas reflexões sob os paradigmas da ecologia. Já o professor Carlos Henrique Horn fará uma reflexão sobre a dinâmica recente da economia gaúcha à luz das perspectivas da transição. 

A retomada do crescimento econômico do RS passa pela adoção de um novo modelo de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade. Enfrentar a crise climática depende de uma construção coletiva que envolva todos os atores da sociedade, de forma a avançar na direção de uma transição ecológica justa. 

 O presidente da Assembleia acompanhado pelo presidente do BNDES e pelo governador do estado conversam com a imprensa no local a partir das 13h45. O evento terá abertura com apresentação cultural do Grupo de Choro da Orquestra Villa-Lobos. O encontro será aberto e gratuito, porém o público deverá retirar sua entrada pela plataforma Sympla. O evento terá transmissão ao vivo pela TV AL, pelo canal da TV AL no YouTube e pela página da AL no Facebook. 

 


Hospital Universitário do Pampa conquista R$5,5 milhões para o projeto Anterior

Hospital Universitário do Pampa conquista R$5,5 milhões para o projeto

Ex-presidente Collor é preso em Maceió Próximo

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

Deixe seu comentário