Barra do Quaraí
Comissão do Mercosul busca solução para pescadores
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A proibição da pesca do Dourado no lado brasileiro do Rio Uruguai está afetando os pescadores que vivem em Barra do Quaraí. O assunto chegou até a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, que prometeu ajudar.
De acordo com a deputada Fran Somensi (PRB), vice-presidente do colegiado, a Comissão fará contato com a Secretaria de Agricultura no intuito de buscar uma solução para as famílias. Ela explica que, embora a atividade seja ilegal do lado brasileiro, no lado argentino e uruguaio, a pesca é permitida.
Fran , que visitou o município fronteiriço, diz que há abundância da espécie no rio, mas os pescadores correm o risco de serem presos caso sejam flagrados com o pescado. Ela destaca que "são pessoas humildes. Muitas são mulheres chefes de famílias, que precisam encontrar uma solução para viabilizar suas atividades".
A pesca do dourado e do surubim são consideradas crimes ambientais. A atividade é proibida com penas que variam entre seis meses e três anos de detenção, além de multa pela prática do crime.
Deixe seu comentário