URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governo Federal

Duas obras no município são prioridades

Michelle Khouri/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ponte Internacional que liga Uruguaiana e Paso de Los Libres é uma das prioridades.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou na quarta-feira, 18/1, o conjunto de obras federais prioritárias nos primeiros cem dias de governo. Para o Rio Grande do Sul, estão previstos 13 projetos em diferentes fases de execução, desde a entrega de trechos duplicados até o lançamento de licitação para novas intervenções. A meta é cumprir todo o plano até a metade de abril.

Dentre as intervenções, Uruguaiana aparece na lista das obras com previsão de entrega até o mês de abril. Trata-se da recuperação emergencial da Ponte Internacional Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, que liga o município até a cidade argentina de Paso de Los Libres. Em setembro de 2022, o trânsito de veículos de carga sobre a ponte precisou ser bloqueado pela deterioração da estrutura. Em dezembro, o Dnit concluiu a primeira etapa de recuperação e liberou o tráfego nos dois sentidos. A previsão de entrega da recuperação da ponte é até a primeira quinzena de março.

Já na lista de obras que terão ordem para início de serviço, está a assinatura de contrato para nova ponte do Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui.  A meta do governo é assinar o contrato para a construção da ponte sobre o Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui, até a primeira quinzena de março. A construção fica na BR-472. Atualmente há uma ponte de ferro ligando os dois municípios. A antiga estrutura foi construída em 1888 e será substituída pela nova.

No Estado

A extensão da Rodovia do Parque (BR-448) até Portão e a conclusão da nova ponte do Rio do Sinos ficaram de fora do plano dos primeiros cem dias, pois não teriam condições de ser concluídas até meados de abril.

A finalização da nova ponte do Guaíba, considerada uma obra mais complexa, também ficou fora do radar neste primeiro momento. O governo ainda não se pronunciou sobre a possível inclusão da ponte em uma concessão, hipótese estudada pela gestão passada. Ainda restam quatro alças para finalizar e não há contrato em vigor para a obra. Isso não significa que estas obras ficarão paralisadas, mas que estão fora do plano de metas de cem dias.

Reajuste do piso dos professores preocupa o município Anterior

Reajuste do piso dos professores preocupa o município

Município declara situação de anormalidade com a estiagem Próximo

Município declara situação de anormalidade com a estiagem

Deixe seu comentário