saída
Eduardo Leite deve deixar o PSDB

Mauricio Tonetto/Secom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nas redes sociais, Leite declarou que o seu destino será decidido no final do mês de abril.
Após uma série de especulações de que estaria migrando para o Partido Social Democrático (PSD), o governador gaúcho Eduardo Leite se manifestou nesta quarta-feira, 16/4, através do seu perfil no X (antigo Twitter) e disse que sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) não é certa, mas também não negou que está trocando de sigla. Em sua fala, Leite disse que o momento é de avaliação e que se posicionará até o final do mês.
Leite é filiado ao PSDB há 24 anos e estaria deixando o ninho tucano para ingressar no PSD após articulação nos últimos meses com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e lideranças regionais da legenda no estado.
Com o enfraquecimento do PSDB, que a partir de maio cairá de três para apenas um governador, Leite vinha dialogando com outras siglas, com foco nas eleições de 2026. O MDB chegou a demonstrar interesse em contar com o governador em seus quadros.
Apesar da aproximação com a direção nacional do PSD, Leite não recebeu garantias de que será o nome do partido para a disputa presidencial. Em 2022, o PSD chegou a oferecer essa possibilidade a ele, o que levou o governador a se afastar temporariamente do cargo. No entanto, ele acabou optando por permanecer no PSDB e concorreu à reeleição.
Atualmente, o nome com mais respaldo dentro do PSD para a corrida presidencial é o do governador do Paraná, Ratinho Júnior. Além disso, as articulações da sigla também consideram o futuro político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vem sendo incentivado por aliados a disputar a presidência caso Jair Bolsonaro — hoje inelegível por decisão do TSE — decida não tentar viabilizar sua candidatura.
Posicionamento
Leite declarou que o PSDB vive um momento de reflexão e discussão sobre seu futuro e que “qualquer decisão sobre meu futuro partidário será tomada apenas após a conclusão desse processo interno, que terá um desfecho até o fim do mês de abril”, disse.
Deixe seu comentário