Praças
Governo apresenta proposta de novo plano de carreira da BM
Gustavo Mansur / Piratini imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O governador Eduardo Leite apresentou na manhã de quarta-feira, 8/12, a proposta de mudanças no plano de carreira de praças da Brigada Militar (BM), extensivo ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). O projeto contempla demandas da categoria com o estabelecimento de um plano para progressão entre as graduações e postos do nível médio da corporação.
O modelo procura dar mais fluidez à carreira de praças, ao mesmo tempo que preserva os quatro níveis atuais - soldado, segundo-sargento, primeiro-sargento e tenente. A proposta também busca dar frequência e previsibilidade para ascensão dos servidores de nível médio.
Conforme o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o projeto engloba sugestões das associações de classe dos militares estaduais, apresentadas ao governo no final de 2020.
O principal ponto do projeto é a regularidade na disponibilização anual de vagas para o Curso Básico de Administração Policial Militar (CBA), que habilita os primeiros-sargentos à promoção ao posto de tenente, e o Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP), que habilita soldados para a graduação de segundo-sargento. Pela proposta, todos os anos serão abertas turmas de, no mínimo, 20% dos cargos vagos.
Os critérios para preenchimento das vagas se mantêm em 50% por merecimento e 50% por lista de antiguidade na corporação.
Esta proposta, junto do reajuste do magistério, são os últimos projetos que serão encaminhados à Assembleia Legislativa nesta legislatura e devem ser votados no dia 22 de dezembro. Além deles, estão em tramitação outros 13 projetos em regime de urgência.
Deixe seu comentário