URUGUAIANA JN PREVISÃO

Convocação

Mesários começam a ser chamados para eleição 2024

Divulgação/TRE-PR imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As convocações para Uruguaiana ocorrerão nos próximos dias.

O período de convocação de mesários para as eleições de 2024 iniciou no dia 9 de julho em todo o país. O edital da zona de Uruguaiana, deverá ser publicado nos próximos dias e a partir disso, as cartas convocatórias deverão ser enviadas individualmente para cada mesário. 

De acordo com Vinicius Salles, chefe da 57ª Zona Eleitoral, que abrange Uruguaiana e Barra do Quaraí, a equipe já está fazendo contato com esses mesários, com o intuito de confirmar o serviço, além de manter contato com possíveis candidatos. "Serão cerca de 1 mil mesários entre Uruguaiana e Barra, considerando que cada mesa possui quatro mesários: o presidente, primeiro e segundo mesário e o secretário" afirmou Vinicius Salles. 

A convocação deverá chegar para os mesários via whatsapp, onde receberão uma mensagem automática para realizarem a confirmação da participação nas eleições. "A partir do recebimento da mensagem, a pessoa terá o prazo legal de cinco dias para apresentar uma justificativa caso não possa comparecer a convocação, como atestado médico, comprovação de que não estará no município ou não reside mais na cidade" afirmou o Chefe da 57ª Zona Eleitoral. 

De acordo com Vinicius Salles, em Uruguaiana ocorre substituições de mesários normalmente, mas sempre com justificativas, principalmente médicas. "Em todos os casos o juiz eleitoral analisa e dá a sua decisão, liberando ou não essa pessoa. Mas lembrando que a justificativa precisa ser solicitada através de documentos comprobatórios" explicou. 

Para os mesários que confirmarem a participação e não puderem comparecer, também terão um prazo para justificar a falta com documentos, caso não justifique no prazo, ocorrerá um processo judicial contra a pessoa com aplicação de multa de até R$ 351. 

Em relação a fiscalização da famosa boca de urna, Vinicius Salles afirma que isso acontece como uma força tarefa com vários órgãos. "Esse processo é em conjunto, não é feito apenas pela Justiça Eleitoral, mas sim pelo Ministério Público, todas as polícias envolvidas no pleito, mesários, eleitores, então tudo isso está na cabeça de todos, né? Esse cuidado com essa prática é indesejado e temos a disposição alguns canais para denúncias como o aplicativo Pardal" explicou. 

Além da folga e vale alimentação, um dos benefícios de atuar como mesário é a possibilidade de desempate em concurso público. 

Para quem tiver interesse em ser mesário, mas não foi convocado, pode entrar em contato através do (55) 99661-3481 ou (55) 99637-2263.  


Terceiro pagamento do Devolve ICMS deverá ocorrer nos próximos dias Anterior

Terceiro pagamento do Devolve ICMS deverá ocorrer nos próximos dias

Vereador quer suspender funcionamento de locais que vendem bebida alcoólica para menores e incapazes Próximo

Vereador quer suspender funcionamento de locais que vendem bebida alcoólica para menores e incapazes

Deixe seu comentário