URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rio Uruguai

Pesca de dourado e surubim é tema de audiência

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Comissão Mista do Mercosul e Assuntos Internacionais se reuniu com a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado em audiência, nesta quarta-feira, 27/10, para tratar sobre a pesca do dourado e do surubim no Rio Uruguai, na Barra do Quaraí. Na oportunidade, foi entregue à Casa Civil um requerimento do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), em nome da Comissão do Mercosul, para que o relator da Lei Orçamentária de 2022 incluísse no orçamento do próximo ano até R$ 1 milhão de reais para realizar o Plano de Manejo.

A solução indicada pelo governo, em um primeiro momento, é fazer com que a lista de espécies ameaçadas passe por uma revisão e que se atualize, para o próximo ano, a situação do dourado e do surubim, retirando-os da lista de ameaçados. Para que isso ocorra, será feita resolução para que especialistas de fora possam realizar um estudo, junto à Secretaria do Meio Ambiente, de todas as espécies que constam na lista.

Inclusos na lista de ameaçados de extinção no Brasil, a pesca do dourado e surubim só pode ser feita em território brasileiro com um plano de manejo que estude e identifique que não há risco às espécies. Nos lados uruguaios e argentinos do rio, não há restrição da pesca de tais espécies pois não constam em listas de risco nos países vizinhos.

Segundo o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, em um primeiro momento não será necessário indicar uma rubrica no orçamento para o plano. O secretário afirmou que a Secretaria do Meio Ambiente identificou anomalias quando as espécies foram inclusas na lista de ameaçadas de extinção. Tais anomalias, segundo ele, foram feitas por projeções futuras que não ocorreram e não condizem com a atualidade. Inclusive, na questão do dourado, há uma superpopulação do peixe, que por ser agressivo, está colocando outras espécies em risco.


Legislativo sugere horários alternativos para obras Anterior

Legislativo sugere horários alternativos para obras

Refis é prorrogado até dezembro Próximo

Refis é prorrogado até dezembro

Deixe seu comentário