Consulta Popular
Projeto de piscicultura está no páreo
Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foi submetido para Consulta Popular, um projeto para a criação de uma unidade de referência para a piscicultura na região. A proposta feita pela professora Aline Fraga, que trabalha no Colégio Agrícola Municipal (CAM), busca criar tanques escavados para produção intensiva de peixes e um abatedouro para processamento e fiscalização do pescado.
A Consulta Popular é promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e abre espaço para que a população defina diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do estado. O projeto foi apresentado como forma de organizar a produção de peixes na região, além de fomentar "o abate de peixes de forma sustentável e em conformidade com os preceitos de bem-estar animal", como conta Aline Fraga.
Ainda segundo a professora, existe uma deficiência na área de piscicultura que limita a capacitação dos alunos e a produção de peixes em Uruguaiana. "Eu vi uma necessidade e eu tive todo o apoio do colégio então porque não submeter uma proposta que vai nos ajudar enquanto município", relata Aline.
Como centro de referência, o projeto do CAM busca beneficiar também toda a região da Fronteira Oeste e capacitar, através de cursos, não só os alunos do colégio para trabalharem na área, mas também pequenos agricultores que queiram produzir peixes. De acordo com Aline, o animal é uma fonte de proteína barata e de qualidade, podendo contribuir ainda para a saúde e alimentação local.
Este ano, a Consulta acontece de forma online. Dois projetos serão escolhidos por meio de votação que acontece do dia 22 até o dia 30 de novembro pelo aplicativo COLAB. As duas propostas mais votadas recebem o valor de R$ 600 mil para sua efetivação.
Deixe seu comentário