Vacina contra a covid-19
Anvisa libera testes clínicos para duas novas vacinas
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) liberou, nesta quarta-feira, 14/7, testes clínicos de duas novas vacinas contra a covid-19. Os ensaios serão feitos em nove estados, com 8.792 voluntários maiores de 18 anos.
Um dos imunizantes autorizados é uma segunda versão do fármaco desenvolvida pela Universidade Oxford e o laboratório AstraZeneca, modificada para oferecer proteção contra a variante beta, originária da África do Sul.
A outra vacina liberada pela Anvisa utiliza vírus inativado e foi criada pelo Instituto de Biologia Médica da Academia Chinesa de Ciências Médicas, em Pequim, na China.
Funcionamento do Teste
Podem participar do estudo adultos acima de 18 anos. O teste será de fase 2 e 3 simultaneamente e vai analisar a segurança e a capacidade de indução de resposta imunológica do imunizante.
Ao todo serão usados 800 voluntários brasileiros, previamente vacinados e não vacinados, residentes na Bahia, no Distrito Federal, no Paraná, no Rio Grande do Norte, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
A análise da imunogenicidade será feita comparando três situações de administração do imunizante:
? Como uma dose única a indivíduos soronegativos para Sars-CoV-2 que receberam anteriormente uma vacinação primária de duas doses contra Sars-CoV-2 com a AZD1222 ou uma vacina de mRNA contra covid-19;
? Como vacinação homóloga primária de duas doses para indivíduos soronegativos para Sars-CoV-2 que não estão vacinados;
? Como a segunda dose de uma vacinação heteróloga primária de duas doses (com AZD1222 como primeira dose) para indivíduos soronegativos para Sars-CoV2 que não tenham sido vacinados. Isso significa uma primeira dose com a versão inicial da AstraZeneca e uma segunda dose com a nova versão, em um esquema misto.
Em todos os casos, a segunda dose deve ter sido administrada pelo menos três meses antes da primeira administração da intervenção do estudo.
Deixe seu comentário