Delegadas de Uruguaiana participam da 6ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
Saúde
Mutirão começou com 50 cirurgias de catarata

Thais Vieira - Mutirão de catarata no Hospital Santa Casa devolve a visão a centenas de pacientes.
Nesta terça-feira, 16/9, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o 3º mutirão de cirurgias de catarata, promovido pela prefeitura. Ao todo, serão realizadas 180 cirurgias de facectomia, conhecida como cirurgia de catarata, até a próxima sexta-feira, 19/9, no Hospital Santa Casa de Uruguaiana. inicialmente a previsão era de realizar os procedimentos até o dia 22. Esta etapa, chamada Mutirão Farroupilha, é destinada exclusivamente a pacientes que passaram por consultas em Uruguaiana, com os profissionais responsáveis pelos procedimentos.
A catarata é uma das principais causas de cegueira evitável no Brasil, principalmente entre idosos. Por isso, mutirões como este são fundamentais para reduzir a fila de espera, oferecendo um atendimento ágil e eficaz, principalmente em regiões com oferta limitada de especialistas. De acordo com a chefe de Gabinete da Saúde, Daiany Mossi, nesta terça-feira foram realizadas 50 cirurgias de catarata e cinco de pterígio. Este também é o número de procedimentos que devem ser realizados nesta quarta-feira, 17/9. Para amanhã, 18/9, a previsão é que sejam realizadas outras 50 facectomias; e outras 30 na sexta-feira.
As cirurgias contemplam pacientes atendidos nos meses de maio, junho e julho. A Secretaria Municipal de Saúde garante que todos os selecionados já realizaram exames e consultas oftalmológicas, assegurando a segurança dos atendimentos. Os procedimentos serão realizados por três oftalmologistas; cada paciente precisará de um acompanhante e receberá alta no mesmo dia.
Pacientes não contemplados
Segundo a Secretaria de Saúde, não há fila de espera. Eventuais pacientes que estavam na lista do ano passado e não realizaram o procedimento devem procurar a chefe de Gabinete da Saúde, Daiany Mossi, para inclusão no próximo mutirão.
Com esta ação, Uruguaiana alcança a marca de 750 cirurgias de catarata realizadas, resultado de organização, investimento e compromisso com a saúde pública.
Deixe seu comentário