URUGUAIANA JN PREVISÃO

SETEMBRO VERDE

Oito uruguaianenses receberam um novo rim neste ano

Jornal CIDADE imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Pacientes têm entre 15 e 70 anos.

Dentre os pacientes que aguardam por um órgão no Rio Grande do Sul, a maioria – 45% – esperam por um rim. Por outro lado, este também é o órgão que registra maior número de doações e transplantes com sucesso, representando 71,5% dos transplantes realizados no Estado em 2023.

Nestes números estão incluídos oito uruguaianenses, com idade entre 15 e 70 anos. Destes, sete vinham realizando tratamento de hemodiálise na Clínica Renal Municipal, anexa ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana.

De acordo com o Richard Pachamê, enfermeiro responsável técnico pela Clínica, na última semana foram dois transplantes. Ambos aguardavam na fila de transplantes há cerca de dois anos.

Conforme Pachamê, neste ano seis pacientes homens realizaram o transplante com sucesso. Eles têm 43, 49, 53, 56, 59, 69 anos. Uma adolescente de 15 anos também passou pelo procedimento com sucesso. Um outro paciente, de 77 anos, também fez o transplante, mas o rim implantado não funcionou, e ele segue no aguardo, com tratamento de hemodiálise. Atualmente, 56 pessoas realizam o tratamento na Clínica Renal.

Um paciente de 70 anos, que há quatro anos aguardava por um rim, realizou o procedimento com sucesso no início de agosto. Ele vinha realizando tratamento em Porto Alegre.

Cenário atual

Neste ano, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), foram captados 494 órgãos – 360 rins, 105 fígados, 23 pulmões e seis corações.

Os processos de doação de órgãos concluídos com sucesso no Estado neste ano resultaram em 339 transplantes de rim, 101 transplantes de fígado, 25 de pulmão, oito de coração, e um de fígado e rim. Entre os transplantes de tecidos foram 503 de córnea, 103 de esclera, 266 de osso e 12 de pele. Nestes dados estão incluídos órgãos captados no Rio Grande do Sul e em outros estados.

Atualmente, 2 877 pacientes seguem aguardaram por um órgão na lista de espera de transplantes no Estado. A maioria deles aguarda por um rim, 1 307 pessoas; 169 aguaram um fígado; 62 aguardam um pulmão; e 16 aguardam um coração. Já entre os tecidos, 1 202 pacientes aguardam por transplante de córnea e 121 aguardam por um transplante de medula óssea.

Campanha de Multivacinação inicia no dia 14 Anterior

Campanha de Multivacinação inicia no dia 14

“Conscientização é a palavra”, diz médico sobre doação de órgãos Próximo

“Conscientização é a palavra”, diz médico sobre doação de órgãos

Deixe seu comentário