Rubens Montardo
Distanciamento Social Controlado
Pandemia
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite decretou o distanciamento social controlado e o uso obrigatório de máscara em todo o Estado. A conscientização é fundamental. Cada um tem que ser responsável e fazer a sua parte. Depois, com centenas de mortos, não adianta querer colocar a culpa nos governantes, no frio ou no bispo. O uso da máscara é importantíssimo neste momento. Destaca o Governador que "a maioria da população ainda não entrou em contato com o coronavírus e não tem sistema imunológico, estão completamente vulneráveis, por isso, é preciso um nível de distanciamento para que o vírus circule menos, foi desta forma que pensamos este modelo. A máscara é uma determinação e estamos confiando na sociedade como apoiadores desta medida, deste novo comportamento, para que assim seja possível reduzir o avanço do coronavírus", afirmou.
Números
Nesta semana, o presidente da República Argentina, Alberto Fernández prorrogou o isolamento social, preventivo e obrigatório até o dia 24 de maio. Lembramos que o governo argentino decretou quarentena total e obrigatória no dia 20 de março. A Argentina conta com 6.034 casos confirmados de contaminação pelo coronavírus e 305 mortes. No mesmo dia, o Brasil confirmou 168.331 casos com 11.519 mortes.
Fanatismo
Mesmo com milhares de mortes e ações no combate ao Coronavírus, a guerra entre bolsonaristas e lulistas segue implacável nas redes sociais. Faz lembrar uma resposta dada pelo presidente Getúlio Vargas quando questionado por sua filha Alzira, sobre a rusga entre dois grandes colaboradores. Ambos têm razão.
#OBemContagia
Neste sábado, dia 16 de maio, das 8h às 17h, acontecerá a campanha Sábado Solidário, em frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, com arrecadação de alimentos não-perecíveis. A campanha conta com apoio da Prefeitura de Uruguaiana e realização das rádios Charrua AM, Charrua FM, Líder FM, São Miguel e 96FM. Participe!
Legislativo
O médico e ex-presidente da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça, José Carlos Barbosa Zaccaro é pré-candidato à vereança pelo PP - Progressistas. Dr. Zaccaro é uma das boas novidades no pleito de 2020.
Solidariedade
Uruguaiana conta com o projeto "Brasil Sem Frestas" que consiste no uso de caixinhas de leite ou suco para revestimento de casas em condições precárias. Após a coleta e seleção, o material é cortado, costurado em forma de placas e usado como revestimento de paredes e teto de residências. O lado do alumínio fica para dentro, proporcionando impermeabilização das residências contra o vento, frio, calor e chuva. As caixas devem ser entregues higienizadas. Informações pelo telefone (55) 99694-4669.
O Rei
No último domingo, em homenagem às mães, o cantor Roberto Carlos fez uma live - a segunda do cantor durante a quarentena pelo novo coronavírus -, quando abriu sua apresentação entoando "Lady Laura", canção que homenageia sua mãe. A escolha rompeu uma espécie de 'tradição' de Roberto, que quase sempre abre seus shows com a música "Emoções". Logo depois, Roberto Carlos fez um forte discurso em defesa do isolamento social. Durante a apresentação, os músicos que o acompanhavam no estúdio estavam usando máscaras e separados por vidros.
Namoradinha
Pelo visto, a atriz Regina Duarte terá curta duração no cargo de Secretária Especial de Cultura no atual Governo Federal.
Equívoco
O juiz Carlos Henrique André Lisbôa, da 1ª Vara da Família e das Sucessões de São Bernardo do Campo (SP), admitiu, mesmo que indiretamente, ter confundido o valor que Marisa Letícia Lula da Silva tinha em investimentos. Em despacho do dia 6 de maio e tornado público, ele reconheceu que a quantia da mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era de R$ 26.282,74 e não R$ 256 milhões. Em nota emitida no mês passado, os advogados de Marisa explicaram que o magistrado confundiu o valor unitário de cada certificado com o valor unitário de debêntures, estimando um valor dez mil vezes maior que o real. O juiz não pediu desculpas pelo "equívoco" cometido.
Rainha
Na última segunda-feira (11/05), um porta-voz do Palácio de Buckingham informou que a rotina da rainha continua agitada: ela mantém as audiências semanais com o primeiro-ministro Boris Johnson, por telefone, e recebe diariamente a caixa vermelha com documentos do governo, mesmo estando no castelo de Windsor, por onde deve ficar por um bom tempo, já que sua agenda está fechada até o outono do hemisfério norte e o Palácio de Buckingham estará fechado durante o verão. Não participará das audiências privadas no palácio de Buckingham, entregas de medalhas ou inaugurações de prédios públicos. A rainha Elizabeth, de 94 anos, deve ficar reclusa por um bom tempo por causa da pandemia de Covid-19. Alguns acreditam, inclusive, que ela só deve voltar aos compromissos públicos quando uma vacina for descoberta.
Deixe seu comentário