URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo

Seja responsável! Use máscara!

Máscara 

Impressionante a quantidade de pessoas que não têm responsabilidade consigo próprio e nem com os outros, incluindo familiares. Muita gente não está usando máscara nas ruas, em seus deslocamentos diários. Algo simples, eficaz e que pode evitar o contágio e a disseminação de um vírus que está matando milhares mundo afora. O que fazer? Multas pesadas, prisão ou só terão consciência depois da morte de alguém muito próximo. O governador Eduardo Leite (RS) decretou o distanciamento social controlado e o uso obrigatório de máscara em todo o Estado. Sejamos conscientes! Vamos evitar o pior!

Vírus

O Corona não é de direita. O Corona não é de esquerda. Mata, sem saber qual a sua religião, pensamento político, classe social ou sexo. Parem com esta guerra idiota nas redes sociais. Este fanatismo não levará a sociedade a lugar algum. Chega de tanta intransigência e radicalismo. Precisamos de gente consciente, não de gente demente!

Plano

No Governo Federal, alguém com uma visão nacional, deveria estar liderando um conjunto de pessoas, entidades e órgãos de classes na elaboração de um plano de recuperação econômica do Brasil, a médio prazo. Nosso País precisa crescer, nossa economia se recuperar e a população se sentir amparada, segura e convicta num futuro melhor O vírus não mata a esperança. Esta tarefa deveria ser lidera pelo Presidente da República, com auxílio direto dos Governadores e Congressistas. Pelo bem de todos, pelo bem do Brasil!

Presidente

Cumprimentos ao ilustre Luís Fernando Nunes (Japa) que, no último domingo, dia 17/05, foi eleito presidente da Escola de Samba Unidos da Cova da Onça. Sucesso e uma profícua gestão!

Defesa

Nesta semana, seis ex-ministros da Defesa reafirmaram, em nota, o compromisso das Forças Armadas com a democracia. Os ex-ministros enfatizaram que as Forças Armadas são instituições de Estado e que têm como "missão indeclinável a defesa da Pátria e a garantia de nossa soberania". A nota é assinada pelos ex-ministros Aldo Rebelo, Celso Amorim, Jaques Wagner, José Viegas Filho, Nelson Jobim e Raul Jungmann. Entre os signatários, Jungmann é o único que não foi ministro dos governos do PT. Posicionamento acontece quase um mês após o presidente Jair Bolsonaro ter feito discurso em ato que pedia a "intervenção militar" e o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Antes tarde do que nunca!

Centrão

Ao entregar para o Centrão uma diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão com orçamento previsto para este ano de R$ 29,4 bilhões, o presidente Jair Bolsonaro deu sinal claro do enfraquecimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, um dos pilares da chamada ala ideológica do seu governo. A avaliação foi feita por aliados do próprio ministro, que o veem no momento mais frágil desde que assumiu o posto, em abril do ano passado, mesmo tendo o apoio dos filhos do presidente.

Centrão II

Desta vez, Weintraub bateu de frente com Bolsonaro ao questionar a nomeação de indicados pela "velha política". Contrariado, o ministro da Educação, segundo interlocutores, foi reclamar com o presidente por retomar a prática do "toma lá, dá cá", no qual o governo distribui cargos em troca de votos no Congresso. Mas teve que "engolir seco". O presidente se irritou com o subordinado, inclusive o acusando de ter vazado informações sobre a negociação. Sob pressão de aliados e após sofrer sucessivas derrotas políticas, Bolsonaro passou nas últimas semanas a distribuir cargos a políticos do Centrão para evitar um possível processo de impeachment.

Centrão III

Progressistas e Republicanos já haviam sido contemplados com cargos. Weintraub delegou poder ao seu secretário executivo, Antonio Vogel, para assinar o ato de nomeação no Diário Oficial da União. Procurado, o MEC não esclareceu o motivo. A expectativa é de que nos próximos dias a presidência do FNDE seja entregue a um nome indicado pelo Progressistas, do senador Ciro Nogueira (PI). Há ainda promessa de uma chefia no órgão ao Republicanos, do deputado Marcos Pereira (SP). Os dois políticos são alvo da Lava Jato e já ganharam cargos no governo.

Abraço

O abraço da semana vai para o ilustre confrade e amigo Sadi da Silveira Martins, que se recuperado de procedimentos cirúrgicos. Saúde!

Saudade

A saudade da semana é de Carlos Muller da Silva, o Patrulheiro da Cidade, nas rondas do programa A Noite Tudo Se Sabe, apresentado por Miguel Ramos, na Rádio São Miguel, na década de 80.

Precisamos pensar no Brasil Anterior

Precisamos pensar no Brasil

Distanciamento Social Controlado Próximo

Distanciamento Social Controlado

Deixe seu comentário