URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Dr. Roque Bermúdez

Este 22 de dezembro, marca os 20 anos de falecimento do advogado, diretor-superintendente da Rádio São Miguel e professor universitário, Roque Daniel Pinto Bermúdez, um dos meus mais caros e inesquecíveis amigos. Em setembro de 1985, como repórter da SM, fui direcionado pelo Dr. Roque para fazer minha primeira entrevista, na casa do Dr. Solon Fernandes Sastre, que abrigava um ilustre hóspede. O entrevistado era o primeiro Arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista (1904-2001), que foi o segundo Bispo de Uruguaiana, no período 1944-1954. O Cardeal D. José Newton foi também o primeiro Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. Nos reencontramos na Faculdade de Direito (1994-1998) e, em seus últimos seis anos de vida, tivemos uma estreita convivência. Apaixonado por cinema e literatura, dominava as línguas portuguesa e francesa. Em nossa última conversa, falamos sobre os grandes filmes e me recomendou que sempre assistisse O Poderoso Chefão, pois sempre havia algo para aprender com esta película. Que o Dr. Roque esteja na luz e na paz de Deus! RIP!

Tri

No último domingo, a Seleção Argentina sagrou-se Tri Campeã Mundial de Futebol. Numa partida eletrizante contra o selecionado francês, brilhou a estrela do craque Lionel Messi. Sem dúvida, tivemos uma final digna de Copa do Mundo. Parabéns aos hermanos pela merecida conquista do título!

Craques

Entendo que não tem como fazer comparações entre jogadores, pois cada um representa uma época. Pelé, Garrincha, Maradona, Messi, Marco van Basten, Zidane, Beckenbauer, Platini, Ronaldo, Bobby Charlton, Jairzinho, Lewandowski, Rivelino, Mbappé, Cruyff, Eusébio, Puskas e Cristiano Ronaldo, para citar alguns.

Secreto

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, pelo placar de 6X5, que são inconstitucionais as polêmicas emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto. Com esta prática, o Governo Federal obtinha apoio em votações no Congresso Nacional, liberando emendas para os parlamentares.

Covid

A hospitalização de pessoas contaminadas nos últimos dias cresceu 260% no Rio Grande do Sul. Esta terceira onda de Covid tem rápida propagação do vírus, com casos menos graves, graças aos processos de imunização. Os médicos recomendam que devemos manter os cuidados básicos e a atualização vacinal. Nos últimos trinta dias, o número de gaúchos internados em leitos clínicos, com casos graves, aumentou de 131 para 476, crescimento de 263%. Nas UTIs, o número de internados em estado gravíssimo subiu de 33 para 116 em todo o estado, aumento de 251%. Segundo o Ministério da saúde, a média móvel diária de novos infectados, no último mês, subiu de 334 para 5.442, passando de duas para nove mortes diárias.

Ranking Nacional

As 10 cidades com maiores PIBs no País, conforme dados do IBGE são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre, Guarulhos e Campinas.

Ranking Estadual

As 10 cidades com maiores PIBs no Rio Grande do Sul, conforme dados do IBGE são: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Rio Grande, São Leopoldo, Pelotas e Novo Hamburgo.

Renovada

Após algumas ameaças, foi renovada por 15 anos a concessão do Grupo Globo; da Bandeirantes, em Minas Gerais; e da Record, em São Paulo. Bolsonaro editou decreto renovando a concessão da TV Globo por mais de 15 anos no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, no Distrito Federal e em Pernambuco. O decreto presidencial ainda será apreciado pelo Congresso.

Votos

Um Feliz e abençoado Natal para todos!

Parque Witeck Anterior

Parque Witeck

Bonilha Próximo

Bonilha

Deixe seu comentário