URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Refém do Centrão

Buscando fortalecer sua aliança com o grupo denominado Centrão, barrar qualquer pedido de impeachment no Congresso Nacional, as denúncias encaminhadas a CPI da Covid, resguardar o seu projeto pessoal e familiar de poder a qualquer preço e, ainda, tentar reverter seu alto índice de rejeição, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que fará algumas mudanças em sua equipe na próxima semana. O poderoso Ministério da Economia, perderá uma fatia de poder, com a recriação do Ministério do Trabalho e da Previdência, que deverá ser o novo cargo do deputado federal gaúcho, Onyx Lorenzoni (DEM), amigo pessoal do Presidente e seu mascote na Esplanada dos Ministérios.  Outra pasta que poderá ser "ressuscitada" é da Indústria e Comércio Exterior. Um dos mais fiéis colaboradores do Presidente, o general Luiz Eduardo Ramos deixará a Casa Civil e deverá ser aproveitado como titular da Secretaria-Geral da Presidência, hoje ocupada pelo deputado licenciado Onyx Lorenzoni. Para o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil, Bolsonaro convidou o senador pelo estado do Piauí, Ciro Nogueira, um dos líderes do Centrão, que será o novo articulador político do Governo Federal.  Nesta dança das cadeiras ainda não se sabe se outros partidos que integram o este grupo serão agraciados com novos cargos. Para quem se dizia contra a "política do toma lá dá cá" e do "é dando que se recebe", ele mudou bem rapidinho.

Fidelidade
Ardoroso defensor do presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, merecia um lugar na Esplanada dos Ministérios.

Pandemia
Com o aumento significativo na vacinação no Rio Grande do Sul os números de internações e óbitos estão caindo. Mas precisamos manter os protocolos e cuidados para conseguirmos vencer a pandemia. Especialistas da área alertam que não podemos relaxar e nem descuidar na correta prática das medidas sanitárias que são recomendadas.

Inflação

Levantamento apontou que a cesta básica teve aumento de 25% no último ano na cidade de Porto Alegre, superando em três vezes a inflação neste mesmo período. Alguns produtos que tiveram os maiores aumentos nos preços: óleo de soja, carne, feijão, arroz e açúcar. Além disso, combustíveis e gás de cozinha continuam tendo ser preços majorados. E aquele senhor que prometeu o gás a R$ 35,00? Por onde anda?

Legislativo
Pelas movimentações políticas, o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão, depois de ser desprezado pelo mandatário maior, deverá concorrer no pleito de 2022 pelo estado do Rio de Janeiro. General Mourão poderá concorrer ao Senado ou a Deputado Federal, migrando do Poder Executivo para o Legislativo.  

Terceira
Muitos eleitores torcem para que surja um candidato fora da polarização entre Bolsonaro e Lula. Em recente pesquisa, a dupla tem um elevado índice de rejeição. Certamente, os marqueteiros vão tentar diminuir este número para algo em torno de 25%.  

Gastronomia
O governo de São Paulo lançou um chamamento público para estudos de concessão à iniciativa privada do Palacete Joaquim Franco de Mello, localizado no número 1919 da Paulista, última construção ainda em pé da primeira fase residencial da famosa Avenida, no centro da capital. O objetivo é restaurar o casarão para abrigar o Museu da Gastronomia do Estado de São Paulo. Objeto de litígio entre a família e o governo estadual, o imóvel sofreu processo de deterioração e atualmente está fechado. O casarão foi construído em 1905, pelo construtor português Antônio Fernandes Pinto, em estilo eclético, com influências da arquitetura europeia. O imóvel de 600 metros quadrados de área construída possui 35 cômodos internos e uma grande área verde, incluindo um jardim lateral, totalizando 4,7 mil metros quadrados.

Oráculo

 "As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades". - Millôr Fernandes (1923-2012), escritor e jornalista carioca.

A sociedade kitsch Anterior

A sociedade kitsch

Pesquisas apontam caminhos Próximo

Pesquisas apontam caminhos

Deixe seu comentário