URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

SOS Bahia

A Bahia enfrenta uma tragédia neste final de ano. Cidades atingidas pelas chuvas no sul e sudoeste baiano começam a entrar na fase de limpeza e assistência aos desabrigados e estão apelando por doações. Com prédios públicos e estoques afetados, prefeituras estão pedindo produtos como medicamentos, insumos, comida e água mineral, no apoio às vítimas das maiores enchentes do século no estado. Segundo balanço oficial, as chuvas já deixaram 21 mortes, 358 feridos, 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados. O número de municípios afetados chega a 116, sendo que 100 deles já decretaram situação de emergência. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou que a Bahia enfrenta a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989, com cidades como Itamaraju com registro de 769,8mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

Solar
Entendo que os governos Federal e Estadual, por meio de suas respectivas redes bancárias deveriam oferecer empréstimo com juros modestos para que sejam instalados equipamentos para produção de energia solar em residências e empresas. Incentivar esta produção de energia limpa ajudaria muito ao país.

Usinas
Uruguaiana sediará a primeira usina de energia solar da Vivo na Região Sul e a 20ª. no Brasil em parceria com a empresa SolarGrid. A Uruguaiana IV  injetará energia na rede RGE para suprir 200 unidades consumidoras da Vivo no Rio Grande do Sul, tais como: lojas, antenas, escritórios e equipamentos de transmissão. Das 83 usinas previstas pela Vivo no Brasil sete serão no Rio Grande do Sul, sendo duas em Uruguaiana, duas em São Borja e uma na Barra do Quaraí, em parceria com a SolarGrid. Outras duas serão construídas pela empresa Helexia, nas cidades de São Lourenço do Sul e São Jerônimo, atendendo 1,7 mil unidades consumidoras da Vivo e produzindo 48.443 MWh/ano.

Sortudos
Os pré-candidatos ao Planalto, Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) estão com uma "pitada" de sorte. Mesmo estagnados nas pesquisas tiveram uma boa notícia, a desistência de outro postulante ao cargo, o Cabo Daciolo, hoje no PMB, que anunciou apoio ao ex-governador Ciro Gomes, segundo ele, por determinação do Espírito Santo. Em 2018, Daciolo foi candidato à Presidência da República e teve 1,3 milhão de votos, totalizando 1,6% dos válidos, ficando em sexto lugar, à frente de nomes tradicionais da política brasileira, como Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos) e Guilherme Boulos (Psol). Com a decisão do Cabo, Ciro e Doria já não correm o risco de ser menos votados que o polêmico Daciolo. Deste fiasco, estão livres. Glória a Deus!

Pescados
O grupo Bom Futuro, segundo maior produtor de soja do mundo, com 1,3 milhão de toneladas na última safra, vai começar a vender peixe direto para o consumidor. A empresa, de Mato Grosso, produz commodities agrícolas como soja, milho, algodão e boi, mas já tinha um negócio de pescados. Só que vendia apenas no atacado. Agora a intenção é chegar ao consumidor final, principalmente em São Paulo. Atualmente, a empresa processa 100 toneladas de pescados por mês. Desse volume, 30 toneladas são só de filés de tilápia, e a meta é quase dobrar a produção até junho de 2022. A piscicultura está crescendo no Brasil e, segundo informações da Associação Brasileira da Piscicultura, o ritmo de crescimento foi de 4% ao ano, entre 2013 e 2020.

Votos
Feliz Ano Novo, com muita saúde, fé e esperança no futuro! Feliz 2022!

Elis, a cantora Anterior

Elis, a cantora

O Piano Próximo

O Piano

Deixe seu comentário