URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Júnior

Ucrânia

A Ucrânia é o 44º. país do mundo em território, sendo o segundo maior país em área da Europa depois da Rússia. Ainda, faz fronteira com a Bielorrússia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia; e tem um litoral ao longo do mar de Azov e Negro. Abrange uma área de 603 628 km² e possui cerca de 41,5 milhões de habitantes, o oitavo país mais populoso da Europa. A capital e a maior cidade do país é Kiev. A paisagem da Ucrânia consiste principalmente de planícies férteis (ou estepes) e planaltos, atravessados por rios como o Dnipro, Donets, Dniestre e o Bug Meridional. As regiões da Ucrânia têm diversas características geográficas que vão desde as terras altas até as terras baixas. As únicas montanhas do país são as montanhas dos Cárpatos no oeste, das quais a mais alta é a Hora Hoverla com 2.061 metros, e os Montes da Crimeia na Crimeia, no extremo sul ao longo da costa. Recursos naturais significativos na Ucrânia incluem minério de ferro, carvão, manganês, gás natural, petróleo, sal, enxofre, grafite, titânio, magnésio, caulim, níquel, mercúrio, madeira e uma grande abundância de terras aráveis. Desde fevereiro de 2022, o país é bombardeado pela Rússia, numa guerra insana, com a omissão criminosa da comunidade internacional, frente ao extermínio de milhares de inocentes.
Assédio Moral
Uruguaiana teve pioneirismo na aprovação de lei punindo assédio na administração pública. A Lei Municipal nº. 3.333/04 de 05/04/2004, oriunda de projeto-de-lei apresentado pelo então vereador Miguel Ramos, foi aprovado em 04/12/2003, sendo vetado pelo Prefeito. Após, a Câmara Municipal de Uruguaiana derrubou o Veto e a Lei foi promulgada em 05 de abril de 2004, pela vereadora Dirce Gracioso Soares, que naquela oportunidade era Vice-Presidente e estava no exercício da Presidência do Poder Legislativo. A referida Lei “Dispõe sobre a aplicação de penalidades à prática de assédio moral nas dependências da Administração Pública Municipal Direta por servidores públicos municipais e dá outras providências”.
Patifaria
Na terça-feira, dia 16/05, a Câmara Municipal de Caxias do Sul rejeitou o parecer que estabelecia a cassação do mandato de Sandro Fantinel (sem partido), vereador que ofendeu trabalhadores baianos encontrados em condição análoga à escravidão. Para nove parlamentares, Fantinel não feriu o decoro parlamentar após as declarações em sessão em 28 de fevereiro. Cinco dias antes da fala, 215 trabalhadores foram encontrados em situações análogas à escravidão em Bento Gonçalves - a maior parte trabalhava em três vinícolas na Serra Gaúcha. Foram 9 votos pelo arquivamento e 13 pela cassação. Após a votação, Fantinel deu mais uma aula de cinismo.
Censurada
A defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro proibindo a Globo de exibir reportagem no Linha Direta. O programa abordaria o assassinato do menino Henry Borel, de 4 anos, em 2021. Jairinho é acusado de ter matado o garoto, e a mãe de Henry, Monique Medeiros, foi denunciada como cúmplice. A liminar foi concedida pela própria juíza responsável pelo caso, Elizabeth Machado Louro. Nos bastidores, a decisão contra a Globo é vista como censura prévia, algo considerado inconstitucional e que já foi derrubado em entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), além de ser proibido pela Constituição Federal de 1988.

A força da caneta Anterior

A força da caneta

Luiz Carlos Borges Próximo

Luiz Carlos Borges

Deixe seu comentário