URUGUAIANA JN PREVISÃO

Rubens Montardo Junior

Variedades

Federal
Vereador mais votado em 2020, em sua primeira eleição com 1.933 votos, o médico José Carlos Barbosa Zaccaro teve o pré-lançamento de seu nome para concorrer à deputação federal em 2022. O último uruguaianense que conquistou o mandato de deputado federal foi o ex-vereador, ex-deputado estadual e depois prefeito de Uruguaiana, Caio Repiso Riela. No pleito de 1998, Caio Riela foi eleito pelo PTB com 47.346 votos. A região Fronteira Oeste precisa eleger um representante na esfera federal. Com destacada atuação, bom trânsito em vários setores e amparado na forte estrutura de seu partido, o Dr. Zaccaro poderá até ser o protagonista de uma pré-candidatura suprapartidária. Em tempo: o cavalo está encilhado ou, se preferir, pode dar samba!

Habitação
Uruguaiana recebe três novos investimentos no setor habitacional. Serão construídos dois novos empreendimentos residenciais nas proximidades do Parque Agrícola e Pastoril. Um deles, liderado por uma empresa local, com 480 apartamentos. Outro, por uma empresa sediada em Bagé, com a edificação de 416 apartamentos. Outro residencial será construído na rua Marechal Deodoro, próximo da UPA. Em tempos de pandemia, a agricultura e a construção civil não pararam no Brasil. Ainda bem!

Ostracismo
Em 25 de agosto de 1961, há 60 anos, o demagogo e histriônico Jânio Quadros renunciava ao cargo de Presidente da República no qual permaneceu por apenas 7 meses. Quem na política se acha acima da lei, dotado do saber absoluto e da suprema verdade, promove a cizânia, fomenta o ódio e briga com muitos o tempo todo, a cada minuto, com suas atitudes e ações pavimenta um só caminho: o do ostracismo. O já ir se transforma no já era. Tudo é apenas uma questão de tempo e ele, o tempo, passa bem rápido e é implacável.

Perdido
Governadores manifestaram a intenção de se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro para amenizar conflitos fomentados pelo próprio mandatário, principalmente contra o Poder Judiciário. Vão perder tempo, porque Bolsonaro não quer o diálogo, pois precisa jogar para sua plateia, promover factoides diários para alimentar sua obtusa militância nas redes sociais com pautas vencidas tipo retorno do voto impresso, o perigo comunista, os "malefícios" das vacinas, os "benefícios" da cloroquina e da ivermectina e a "terrorífica" Rede Globo.  

Feitiço
Em agosto de 1992 acuado por denúncias de corrupção, o então presidente da república, Fernando Collor convocou sua militância para que no dia 7 de Setembro saísse de verde a amarelo pelas ruas. Na referida data, o país se vestiu de preto e Collor acabou renunciando ao cargo no mês de dezembro. É bom lembrar que muitas vezes o feitiço pode vir contra o feiticeiro. Ou não, como diria Caetano Veloso.  

Cabo
Sem dúvida que hoje o maior e melhor cabo eleitoral do ex-presidente Lula chama-se Jair Bolsonaro.

Piratini
O MDB e o Progressistas são os partidos com maior estrutura no Rio Grande do Sul, tendo muitos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, com diretórios municipais atuantes em praticamente todas as cidades. Na próxima disputa pelo Palácio Piratini em 2022 devem ser protagonistas. Pelo MDB já anunciou sua pré-candidatura o deputado federal Alceu Moreira e, outro grupo no partido, pensa na possibilidade de lançar o deputado Gabriel Souza, atual presidente da Assembleia Legislativa, para este cargo. No MDB, a definição acontecerá em dezembro. No Progressistas já foi referendada a pré-candidatura do atual senador Luis Carlos Heinze. O governador Eduardo Leite (PSDB) não concorre novamente ao cargo, pois é contra a reeleição.

Futuro
Pré-candidato ao Palácio do Planalto pelo PSDB, Eduardo Leite se for derrotado nas prévias tucanas, poderá ficar até o término de seu mandato ou buscar uma vaga de deputado federal, para ter visibilidade nacional.

Legalidade
Há 60 anos, com a crise política provocada pela inusitada renúncia de Jânio Quadros, com pertinácia e bravura, o governador gaúcho Leonel de Moura Brizola liderou a Campanha da Legalidade, pela democracia e o respeito a Constituição.

Pioneirismo de Uruguaiana Anterior

Pioneirismo de Uruguaiana

Agosto & Benjamin Próximo

Agosto & Benjamin

Deixe seu comentário