URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em coletiva

Festival de Gramado anuncia longas e homenageados

Edison Vara/Agência Pressphoto imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Em sua 48ª edição, o Festival de Cinema de Gramado (FCG) se reinventa. Em 2020, o evento acontece entre 18 e 26 de setembro, será multiplataforma e, ainda que as equipes já tenham encontrado há meses alternativas para o fazer diário de organização e produção, foi na última terça-feira, 18/8, que o público e a imprensa puderam perceber como será o novo formato. A tradicional coletiva, que sempre reuniu um grupo importante de jornalistas culturais atentos às novidades de um dos mais importantes festivais de cinema do país, desta vez cedeu lugar a um programa de televisão. Transmitido pela TV Educativa de Porto Alegre (TVE RS) e pelos sites tanto da TV quanto do Festival, além das redes sociais, a primeira experiência já indica o quanto o alcance pode aumentar.

Com as presenças físicas do curador Marcos Santuario e do presidente da Gramadotur Rafael Carniel, e com a participação virtual dos curadores Pedro Bial e Soledad Villamil, o apresentador do Festival e jornalista Roger Lerina conduziu a divulgação dos longas-metragens brasileiros e estrangeiros selecionados e dos homenageados e, também, a interação com os jornalistas, que participaram enviando perguntas pelo WhatsApp.

Este ano, 146 longas-metragens brasileiros (LMB) e 93 estrangeiros (LME) participaram da seleção. As inscrições dão a dimensão da diversidade cultural do Brasil e dos países ibero-americanos. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul lideraram as inscrições na categoria LMB, com 46, 30 e 13 títulos inscritos, respectivamente. Já Argentina, Espanha, Uruguai e México saíram à frente com as inscrições entre os longas-metragens estrangeiros, com 49, 10, 6 e 5 títulos inscritos, respectivamente. Ao todo, foram 15 estados mais o DF e 14 países.

Homenageados

O Festival anunciou nesta terça-feira, 18/8, os dois últimos homenageados desta edição do evento: a atriz carioca Denise Fraga receberá o Troféu Cidade de Gramado, e o ator uruguaio César Troncoso ganhará o Kikito de Cristal.

Eles se juntam ao ator Marco Nanini, escolhido para o Oscarito, e a diretora Laís Bodanzky, que será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin.

Festival é multiplataforma

Os filmes concorrentes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela televisão quanto pelo serviço de streaming, na GloboSat. Para ter acesso ao conteúdo, é necessário ser assinante de TV, cujo plano contemple o Canal Brasil. Os filmes têm suas peculiaridades de exibição, conforme a categoria. Os longas-metragens brasileiros (LMB) e estrangeiros (LME) terão uma única exibição pela TV. Os curtas-metragens brasileiros (CMB) serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através do serviço de streaming. Os curtas-metragens gaúchos (CMG) serão exibidos pelo streaming em quatro programas, com títulos agrupados conforme a classificação indicativa. Os programas serão disponibilizados às 14h do dia 19 de setembro e seguem no ar até as 23h59 do dia 22 de setembro. Já os longas-metragens gaúchos (LMG), cujos títulos ainda serão divulgados, terão exibição por streaming entre os dias 19 e 23 de setembro. A programação do Festival de Cinema no Canal Brasil inicia todas as noites, às 19h.

Longas-metragens brasileiros

- Aos pedaços - Rio de Janeiro

Drama ficção experimental

Direção: Ruy Guerra

- King Kong em Asunción - Pernambuco

Ficção

Direção: Camilo Cavalcante

- Me chama que eu vou - São Paulo

Documentário

Direção: Joana Mariani

- O Samba é primo do Jazz - Rio de Janeiro

Documentário

Direção: Angela Zoé

- Por que você não chora? - Distrito Federal

Ficção / Drama

Direção: Cibele Amaral

- Todos os mortos - São Paulo

Drama

Direção: Caetano Gotardo & Marco Dutra

- Um animal amarelo - Rio de Janeiro

Ficção

Direção: Felipe Bragança


Longas-metragens estrangeiros

- Dias de Inverno - México

Ficção

Direção: Jaiziel Hernández

- El Gran Viaje al País Pequeño - Uruguai

Documentário

Direção: Mariana Viñoles

- El Silencio del Cazador - Argentina

Drama / Thriller

Diretor: Martin Desalvo

- La frontera - Colômbia

Drama social

Direção: David David

- Los Fuertes - Chile

Drama, Romance, LGBT

Direção: Omar Zúñiga

- Matar a un Muerto - Paraguai

Drama

Direção: Hugo Giménez

- Tu me manques - Bolívia

Drama

Direção: Rodrigo Bellott


Netflix garante que pandemia não afetará lançamentos originais Anterior

Netflix garante que pandemia não afetará lançamentos originais

Os lançamentos da Netflix em agosto de 2020 Próximo

Os lançamentos da Netflix em agosto de 2020

Deixe seu comentário