Pandemia
Conselho avalia protocolos de segurança nas atividades físicas
A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), vinculada à Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, realizou na semana passada a primeira mesa virtual do Webinário em Políticas Públicas para o Futebol. A iniciativa contou, por meio de videoconferência, com a participação de diversos professores e estudantes de educação física e profissionais do futebol. Foram registrados 193 participantes na reunião e o vídeo na página do Youtube da Secretaria Especial do Esporte já reúne mais de 900 visualizações.
O Webnário foi aberto pelo secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Lima, que ressaltou que o futebol feminino é uma das prioridades da SNFDT. Ronaldo destacou que a secretaria tem diversas parcerias com universidades e institutos federais voltadas para o incentivo à prática do futebol e à produção de conhecimento sobre o tema.
"Trabalhar pelo crescimento do futebol feminino no Brasil sempre foi uma das maiores preocupações dentro da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e o debate que tivemos sobre o tema neste webinário foi importante, pois é mais uma maneira discutirmos ideias e planejarmos ações", afirmou Ronaldo Lima.
O professor doutor Gustavo Araújo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), frisou a importância de investimentos na massificação do futebol feminino e apresentou a infraestrutura disponível na Ufal, ocasião em que lembrou que o projeto que desenvolve na instituição oferta futebol e futsal para 300 meninas.
A professora Mariana Zuaneti Martins abordou questões de gênero e a prática do futebol por mulheres. Além disso, apresentou ações que desenvolve na região metropolitana de Vitória (ES), fomentando a modalidade e instigando a importância da reflexão do futebol entre as meninas.
Por fim, a professora Silvana Goellner falou da existência de desigualdade na oferta e prática do futebol para homens e mulheres e sobre a necessidade de as futebolistas brasileiras terem o mesmo reconhecimento que os homens no país. Ela também apresentou diversas sugestões para serem desenvolvidas pelo poder público.
O Webinário em Políticas para o Futebol continua nesta terça-feira, 16/6, às 14h, com o tema Formação humana e Formação de Futebolistas. É possível acompanhar na página do Youtube da Secretaria Especial do Esporte.
Deixe seu comentário