campeão gaúcho
Uruguaianense vence Campeonato Estadual de Fisiculturismo
Neste domingo, 4/7, o uruguaianense Douglas Ismael Brunet foi consagrado como campeão gaúcho de fisiculturismo, trazendo um título inédito para o esporte de Uruguaiana. Competindo pela categoria livre, que exige peso a cima de 90 kg, Brunet subiu ao palco com 101 kg e venceu o Campeonato Estadual.
Ismael começou no esporte atuando como jogador de futebol aos 15 anos, chegando a morar em Porto Alegre para se dedicar a profissão. Com o desenvolvimento no futebol, o atleta percebeu que tinha uma grande habilidade para corrida. Ao servir ao quartel, Brunet apostou no atletismo, praticando diferentes tipos de corridas, além de, salto a distância. Nessa área ele conquistou muitas competições e medalhas, nas quais o impulsionaram a gostar de competir e amar ainda mais o esporte.
Para manter o preparo físico, o atleta iniciou na musculação e acabou gostando da prática. Com incentivo dos amigos começou a treinar pesado, obtendo bastante evolução dos músculos do corpo. Após entrar na Esa, precisou parar de treinar, pois não havia como seguir os treinos dentro da escola, mas desde lá já estava com o pensamento em ser fisiculturista depois de se formar. Após sair da escola, ele iniciou seu curso de educação física, já para poder também trabalhar como personal trainer nas academias e ter uma renda extra para bancar a preparação como fisiculturista, já que é um esporte caro e o atleta depende a maioria das vezes de patrocinadores para manter a preparação.
Brunet estreou nas competições de fisiculturismo em 2016, na qual foi vice-campeão. Logo após, já competiu em mais 5 campeonatos. O último que participou foi em 2019, onde Ismael se consagrou campeão bodybuilder e Overall. Em 2020 ele não participou de nenhuma competição devido a pandemia, mas esse ano foi possível participar.
Segundo Ismael, as preparações começam 3 a 4 meses antes da competição, elas consistem em manipular dieta, fazer treinos pesados de musculação e aeróbicos para queima de gordura. "Fazemos todas estratégias possíveis para queima de gordura, que é o foco principal da competição, tentamos ficar com a pele mais fina possível, o ideal é chegar no campeonato com o menor percentual de gordura, apenas músculo e a pele. O que é avaliado é o músculo, a simetria e a intensidade." explica, Brunet.
Esse ano, a preparação durou mais de três meses por conta do campeonato ter sido adiado duas vezes. "Foi a preparação mais difícil de todas, comecei em fevereiro, então durou 5 meses, e geralmente são 3 meses de preparo, o que já é puxado." conta, Ismael. Segundo ele, sua rotina era bastante pesada, o fisiculturista realiza treino aeróbico em jejum às 6h, antes de ir para o quartel, onde ele exerce a função de sargento de carreira do exército, das 8h até às 17h. A partir das 18h ele da aulas como personal trainer para aproximadamente 15 alunos, até o horário de fechar a academia. Durante esse horário da noite, ele já aproveita para realiza seu treino de musculação e mais um aeróbico. "Foi muito puxado, nos últimos dias eu estava me sentindo extremamente cansado'' diz.
Brunet fala que por conta da preparação pesada, a expectativa em relação ao campeonato sempre foi a melhor possível, ser campeão, mas ele considera todos participantes vencedores. "Todos competidores são campeões, porque suportar o que a gente suporta, se preparar da amaneira que nos preparamos, nos abdicando de tanta coisa, sem poder comer o que realmente gostaríamos. Quem não gosta de comer uma pizza? um hamburguer? Mas fazemos dieta regrada. É muita dedicação, também abdicamos de momentos de lazer pra poder descansar." conta, o atleta.
Ismael frisa que apesar da preparação pesada valeu a pena todo esforço feito. "Não tem preço chegar no palco e ser condecorado como campeão. Isso é um peso imenso, ainda mais nesse campeonato que é o mais importante do estado, é o Campeonato Gaúcho. Foi um feito na minha vida, e para cidade de Uruguaiana que nunca teve um fisiculturista ganhando um título desses, me sinto extremamente orgulhoso" relata.
Deixe seu comentário