"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
Em 12 de maio
Consude deve decidir o futuro dos Jogos Sul-Americanos Escolares
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Representantes dos 13 países que integram o Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude) reuniram-se na manhã de quarta-feira, 22/4, por meio de videoconferência, para discutir o futuro da edição 2020 dos Jogos Sul-Americanos Escolares diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.
Participaram da reunião ministros de Esporte, secretários e dirigentes esportivos de Argentina, Bolívia, Bonaire, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Suriname e Guiana. Ao fim, ficou decidido que um novo encontro virtual será realizado em 12 de maio, quando haverá um cenário mais concreto para definir a realização ou não dos Jogos Sul-Americanos Escolares, previstos para serem disputados no Brasil, em dezembro. O Brasil foi representado na reunião por Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, entre outras autoridades.
Sob coordenação do Paraguai, que exerce atualmente a presidência do Consude, a videoconferência permitiu aos representantes de cada país detalhar as medidas de combate à pandemia do Covid-19. O Brasil ressaltou que espera ter condições de sediar os Jogos Sul-Americanos em dezembro. "Esta reunião é importante para sabermos mais sobre a situação em cada um dos países envolvidos nos Jogos Sul-Americanos Escolares e para entender as reais possibilidades de o Brasil receber a competição em dezembro, como previsto", afirmou Marcelo Magalhães.
Caso não seja possível a realização em dezembro, aventou-se, na reunião desta quarta-feira, a possibilidade de que os Jogos Sul-Americanos Escolares sejam disputados em abril de 2021.
Calendário
Em dezembro de 2019, os Jogos Escolares Sul-Americanos foram realizados em Assunção, no Paraguai. Ao final da competição, o Brasil recebeu a bandeira do Consude e assumiu o compromisso de sediar a edição do evento em 2020.
No dia 18 de fevereiro deste ano, durante assembleia do Consude, realizada em Salinas, no Equador, o Brasil anunciou a cidade de Fortaleza como possível sede dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2020. Brasília também é uma alternativa. A expectativa inicial era receber cerca de 1.500 atletas, com idades entre 12 e 14 anos, para a disputa de 11 modalidades.
Entretanto, a pandemia do novo coronavírus alterou o calendário esportivo em todo o planeta. Entre outras competições, a crise sanitária forçou o adiamento até mesmo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, que acabaram sendo transferidos para julho de 2021.
Deixe seu comentário