Ciclismo
Giro Delas adapta rotina para continuar pedalando durante a pandemia
Divulgação/GiroDelas imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Suzi, Laura e Hadiz
Devido a pandemia, as atividades físicas em ambientes fechados foram restringidas por um bom tempo e diversas pessoas procuraram um outro esporte para manter a forma. O ciclismo é uma prática que não para de crescer em Uruguaiana e com mais tempo disponível, aumentou o número de pedais, já que a atividade é feita ao ar livre e pode ser uma aliada no distanciamento, desde que com grupos menores e obedecendo protocolos de saúde.
Um exemplo é o grupo de ciclismo Giro Delas, que iniciou em 2017 entre duas amigas e hoje conta com 93 participantes. Desde então reúne várias mulheres, de diferentes profissões, mas todas com objetivos em comum: cabelos ao vento para cuidar da saúde, bem-estar e autoestima.
"Só existia grupo de homens, aí veio uma moça ciclista de fora da cidade e não tinha grupos com mulheres participantes. Começamos a pedalar juntas e fui chamando as meninas que pedalavam. Montamos um grupo de cinco, depois sete mulheres, e assim fomos crescendo", explica a fundadora do Giro Delas, Laura Ribeiro de Moura.
Devido a pandemia, as participantes tiveram que adaptar a rotina de treinos, para continuar pedalando. "Antes dos pedais medimos a temperatura, passamos álcool gel em todas e procuramos sair em menor número", explica Suzi Montaño, que organiza os treinos e incentiva a mulherada a se mexer, junto com a fundadora Laura e Hadiz Ali Zeni, responsável pelas belas imagens nas redes sociais.
Os pedais são marcados pelas próprias participantes no grupo do WhatsApp, cada uma com suas disponibilidades de horários e ritmos, pois há participantes de várias idades e algumas pedalam por lazer, outras para competir.
A ciclista Claudia Neves, que participa do grupo desde seu surgimento, descreve alguns dos benefícios do pedal. "Sou apaixonada por esportes, mas o ciclismo em especial me causa um misto de sentimentos. Me traz a sensação de liberdade, paz, permite apreciar os mesmos caminhos com outros olhos, o contato mais próximo com a natureza, relaxa a mente, beneficia o corpo e aumenta a socialização", conta.
Acompanhe o grupo pelo Instagram @girodelas2019.
Aumento nas vendas de bikes
A magrela, que é usada tanto como meio de locomoção até o trabalho, quanto para a prática de esportes, está em alta no Brasil. Desde maio, as vendas de bicicletas no país apontam para um crescimento exponencial, e em agosto o aumento foi de 93% se comparado com o mesmo período do ano passado. Os números são da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), em uma pesquisa realizada com mais de 40 empresas associadas à entidade.
Deixe seu comentário