URUGUAIANA JN PREVISÃO

Luba conquista vice-campeonato estadual de basquete

Divulgação Luba imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A categoria sub-20 da Liga Uruguaianense de Basquete (Luba) conquistou o vice-campeonato Estadual de Basquete, no último sábado, 22/12, contra o União Corinthians (Único), em Santa Cruz do Sul. O placar final do jogo foi de Corinthians 109 x 87 Luba.

"A gente saiu de Uruguaiana sábado de manhã, 22/12, por volta das 7h, chegamos as 15h em Santa Cruz e as 19h fomos jogar. Fizemos uma bela partida, jogamos bem o primeiro e o segundo período, tanto que o segundo período terminou em 43 a 41 para a equipe de Santa Cruz", explicou o técnico da equipe, Romulo Joia Mena Barreto, o Joia. "No terceiro período a gente sentiu o cansaço das quase nove horas de viagem, que não é fácil viajar todo esse tempo e em seguida disputar uma final de campeonato sub-20. No momento a gente não tinha suporte financeiro para chegar um dia antes, ficar no hotel, descansar e se preparar para a final. Infelizmente a gente não tinha esse suporte por isso tivemos que viajar no dia do jogo", acrescentou.

Joia ainda ressaltou que a Luba conseguiu chegar à final com muito pouco, já que a equipe de Santa Cruz, por exemplo, é assalariada no sub-20. O grupo é formado por só um menino de Santa Cruz, o restante do elenco é de fora: São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e outros estados. "Eles treinam em três turnos e os meninos da Luba trabalham, estudam e treinam em um turno que é a noite, e já existe essa diferença de estrutura. Nós sentimos o cansaço na metade do terceiro período, onde eu comecei a rodar bastante os jogadores. Desde o primeiro período eu comecei a rodar bastante para que o grupo chegasse ao quarto período com resistência física para vencer dentro de Santa Cruz. Isso eu fiz certinho e consegui acertar nesse aspecto. Nessa rotação comecei a tirar jogadores chave dentro da equipe, até para eles descansarem, tomarem uma água, respirarem um pouquinho mais e voltarem para o jogo", contou.

"Nesse terceiro período a gente teve uma queda de rendimento e abriu em 15 pontos. No quarto período a gente voltou bem, tanto que vencemos por 33 a 27. Mas aí Santa Cruz abriu mais 15 pontos, ficou difícil, tanto que o placar acabou em 109 a 87. Fizemos um brilhante campeonato, com uma estrutura muito simples, vencemos estruturas fantásticas como Sogipa, União, Lajeado, Caxias e por aí afora", salientou.

O técnico ainda citou a frase que mais ouviu nas andanças pelo estado: 'vocês são bons ou são mágicos?'. "Acho que a gente é um pouquinho de cada coisa. O que define o trabalho da gente é persistência. A gente insiste e luta. Vence obstáculos e dificuldades, que são distância, ainda falta um pouquinho de estrutura, que em 2019 se Deus quiser vai melhorar. A gente fez história, colocamos mil pessoas no Ginásio Municipal, nunca tinha visto isso, a não ser no futsal. Foi o maior público do basquete gaúcho de todas as categorias, inclusive adulto", relatou. "Essa prata tem gosto de ouro", concluiu.

O técnico ainda agradeceu ao apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (Smelc), todos os apoiadores, patrocinadores, pais e desportistas que acompanharam a Luba em 2018. As categorias sub-15, sub-17, sub-20 e adulta vão descansar e retornam aos treinos no dia 3 de janeiro.

Boxeadores uruguaianenses encerram 2018 com lutas em Artigas Anterior

Boxeadores uruguaianenses encerram 2018 com lutas em Artigas

Luba é vice-campeã estadual de basquete Próximo

Luba é vice-campeã estadual de basquete

Deixe seu comentário