URUGUAIANA JN PREVISÃO

Em Caieiras/SP

Uruguaianenses conquistam bronze no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Os uruguaianenses Maria Alice Giorgio da Silva, de 19 anos, e Claudio Fernandes de Oliveira Filho, de 31, lutaram no último final de semana no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo 2020 e trouxeram medalhas de bronze para casa. O evento aconteceu de sexta-feira, 23/10, a domingo, 25/10, em Caieiras, município localizado região metropolitana de São Paulo e foi promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE).

Maria Alice, que é faixa roxa e representa a equipe Brigadeiro, disputou três lutas pela categoria leve, perdeu na semifinal e ficou em terceiro lugar. A atleta participa de competições há quatro anos, mas essa foi a primeira vez que pisou no tatame de um evento tão disputado. "Meu primeiro campeonato foi com 15 anos, quando eu era faixa amarela, depois lutei na azul e esse foi o meu primeiro na faixa roxa" explica. "Eu estou muito feliz, eram oito gurias na minha categoria, de academias muito boas e famosas de São Paulo e eu consegui chegar em 3º. Agora quero treinar mais para nos próximos conquistar o ouro", comemora.

De acordo com a atleta, o evento contou com vários protocolos de saúde devido a pandemia de coronavírus. "Todos tinham que usar máscara, só os atletas quando iam lutar podiam ficar sem", acrescenta.

Claudio Fernandes de Oliveira é faixa marrom e lutou na categoria Meio Pesado/Master 1, representando a equipe Thork, de Santa Maria. Lutador há aproximadamente seis anos, sua última competição foi a Copa Prime de Jiu-Jitsu, antes da pandemia. O atleta uruguaianense fez duas lutas e perdeu na semifinal, conquistando o bronze. "É uma federação importante. O sentimento é de buscar cada vez mais", ressalta.

Paixão pelo esporte

Maria Alice conta que desde cedo gostou de praticar esporte e na escola não perdia uma aula da disciplina. "Aos 14 anos entrei para o jiu-jitsu e me apaixonei, mas só fui querer me tornar atleta de verdade ano passado, quando eu já era faixa azul", conta. O amor pelo esporte é tanto que a uruguaianense escolheu o curso de Educação Física para cursar. Os estudos começaram neste ano na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana.

A atleta segue uma rotina regrada, com treinos de segunda a sábado, nos três turnos. Para ajudar no fortalecimento e desempenho, ainda pratica musculação e Crossfit.

Mudança para se dedicar a carreira de atleta

Há aproximadamente um mês, o atleta uruguaianense Claudio Fernandes se mudou para o centro do estado para treinar com a equipe Thork. Lá, mora no alojamento da academia e tem mais tempo disponível para os treinos. "Treino jiu-jitsu três vezes por dia e ainda faço musculação na academia Transformers", conta. "Faço preparação física específica com o professor Oscar da academia Equilibrium de Santa Maria", acrescenta.


Três jogos marcam a primeira rodada da 30ª Liga da Primavera Anterior

Três jogos marcam a primeira rodada da 30ª Liga da Primavera

Desafio de MTB Sesc/Yasmin Fanti recebe inscrições até quinta-feira Próximo

Desafio de MTB Sesc/Yasmin Fanti recebe inscrições até quinta-feira

Deixe seu comentário